À semelhança dos anos anteriores, o 11.º Festival MED também terá um espaço dedicado à música clássica. Nesta edição são quatro os agrupamentos que irão levar a música erudita à Igreja Matriz.
25 de junho | Ensemble de Flautas de Loulé
O Ensemble de Flautas de Loulé, presença habitual no MED, é a proposta para o dia 25 de junho. O grupo constituiu-se em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, no intuito de divulgar o repertório histórico deste tipo de formação instrumental.
Neste momento musical serão interpretadas peças de autores diversos, entre os quais Jacques Moderne, Pierre Phalèse, Robert Bateman, Jacob van Eyck, Arcangelo Corelli, Georg Philipp Telemann, Joseph Bodin de Boismortier e Matthias Maute.
O grupo gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.
26 de junho | Duo ‘violiNOacordeão’
No dia 26 de junho, vai estar na Igreja Matriz o Duo ‘violiNOacordeão’. Formado por João Pedro Cunha e Gonçalo Pescada, o Duo propõe um espetáculo que, mantendo a formalidade dos concertos de música erudita, prima por um ambiente descontraído, criado pela proximidade entre o público e os artistas. Com um repertório eclético e variado, a fusão exótica destes dois instrumentos resulta num espetáculo fascinante, tanto para o ouvinte menos preparado como para o mais erudito.
27 de junho | Quarteto “Concordis”
Quarteto “Concordis” atua no MED Classic a 27 de junho. O agrupamento é formado por João Venda, Rui Mourinho,Rui Martins e Eudoro Grade, professores na região algarvia dos Conservatórios de Música de Albufeira, Faro, Tavira, Portimão, e Vila Real de Santo António. Sugestionados pela beleza tímbrica ou sonora que quatro guitarras propiciam, pensaram levar por diante um projeto que abordasse, numa perspectiva original e variada, uma seleção musical inspirada num padrão de qualidade assumido, em consonância com aquilo que julgamos ser o gosto do grande público. A ideia é levar a música ao encontro daquilo que é possível esperar. A surpresa está na aproximação entre o que se produz e o ouvinte, num conjunto de efeitos onde o prazer, o virtuosismo e por vezes o humor, estão em permanente presença.
28 de junho | Classic´s Quartet
No encerramento do Festival MED, 28 de Junho a proposta deste programa de música clássica é o Classic´s Quartet. Este agrupamento nasce em meados de janeiro de 2014, com o objetivo de promover a música de câmara. Constituído por músicos da orquestra Clássica do Sul, tem vindo a desenvolver um trabalho regular apresentando repertório diversificado.
Todos os espetáculos têm início às 19h30, com a duração de 50 minutos.
Por: Município de Loulé








