Foi no passado dia 11 de Abril, que a Águas do Algarve, S.A., recebeu mais de uma centena de professores de geografia, oriundos de todo o país, nas nossas instalações.
- Congresso
- Visita à Barragem de Odelouca
Foram efetuadas três visitas no âmbito do XXVIII Encontro Nacional de Professores de Geografia. Para além da administradora da Águas do Algarve, S.A., Drª Isabel Soares, que recebeu este grupo, muito interessado em todos os processos que envolvem o abastecimento de água à nossa região, todas as visitas contaram com a colaboração de técnicos especializados nas diferentes matérias, que puderam desta forma esclarecer este grande grupo.
A manhã de sexta feira começou com uma deslocação à Barragem de Odelouca. Para além da visita às instalações, foi efetuada uma minuciosa explicação técnica quer acerca desta grande obra, bem como de toda a envolvente afeta ao projeto de Odelouca. Como nota, recordamos que em 22 de Dezembro de 2006, a Águas do Algarve assumiu a responsabilidade de construção da barragem de Odelouca, infraestrutura que foi integrada no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, a qual em articulação com as infraestruturas do Sistema Multimunicipal já existentes, vem assegurar o fornecimento contínuo e regular de água para consumo humano na região do Algarve, evitando os constrangimentos inerentes aos anos de seca. Esta é uma condição essencial para garantir a qualidade de vida das populações e para potenciar o futuro da economia do Algarve. A albufeira da Barragem de Odelouca é a principal das cinco origens de água para abastecimento público do Algarve, que incluem também o aproveitamento hidráulico Odeleite-Beliche, a albufeira da Barragem da Bravura e os sistemas de captações subterrâneas dos aquíferos de Querença-Silves e de Almádena-Odiáxere
Após almoço, o grupo seguiu para aquela que é a maior Estação de Tratamento de Água do Algarve (ETA) – Alcantarilha. A água tratada nesta estação destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste), Silves e Vila do Bispo, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Algarve, podendo se necessário, através da Estação Elevatória Reversível de Loulé, abastecer também o Sotavento algarvio. Recorde-se que a capacidade máxima de produção desta ETA é de 259.000 m3/dia, correspondente a um caudal de 3m3/s, equivalente a uma população de 620.000 habitantes, prevista para o ano de 2025.
O dia terminou com uma visita às intervenções desenvolvidas pela Águas do Algarve, S.A. na Lagoa dos Salgados, as quais foram consideradas como fundamentais e urgentes, contribuindo de forma decisiva para uma melhoria significativa da sustentabilidade das comunidades de avifauna em presença nesta Lagoa, pela manutenção da zona húmida que lhe está associada, e preservando-se desta forma um ecossistema considerado como extremamente importante.
Foi com satisfação que a Águas do Algarve, S.A. recebeu nas suas instalações este grupo especial de mais de uma centena de professores de geografia, que no âmbito do XXVIII Encontro Nacional de Professores de Geografia, dedicaram um dia completo para a realização das visitas técnicas às diferentes infra-estruturas desta Empresa.
Por: Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve, S.A.
Categorias:Algarve




