Os 40 anos do 25 de abril serão assinalados no Município de Silves com um programa especial de atividades. As Juntas de Freguesia do concelho associam-se, igualmente, a estas comemorações, preparando ações em todas as localidades.
Destaque especial vai para o espetáculo de Jorge Palma, que tem lugar no dia 21 de abril, no Teatro Mascarenhas Gregório, integrado na rubrica “Lado B” da Biblioteca Municipal de Silves, ação que traz o músico à cidade para falar das suas experiências e recordações e para encantar os presentes com a sua música.
No dia 23 de abril, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal de Silves acolherá o Teatro Elástico, com os atores Rui Cabrita e Pedro Martinho, que assinalando, também, o Dia Mundial do Livro e o 6.º aniversário da Biblioteca Municipal, farão uma homenagem a leitores, amigos e colegas da Biblioteca.
Recordando como foi o 25 de abril e o período da ditadura, haverá uma palestra/conversa com António Gervásio, um ex-preso político e ex-dirigente nacional do PCP e Eulália Miranda, uma ovem familiar de um ex-preso político no Auditório da Escola Secundária de Silves, no dia 24 de abril, pelas 10h15.
Ainda no dia 24 e com entrada livre, a FISSUL será palco de um espetáculo da banda Marenostrum, que começará pelas 21h30.
Entre as 9h00 e as 11h00 do dia 25 de abril haverá, no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, que assinalará de modo mais formal a data. Nesse dia, o programa de ações é extenso e variado, contemplando arruadas pelas Bandas Filarmónicas locais, marchas, passeios de BTT e 4 x 4, torneiros de futebol e de tiro ao alvo, entre outras.
Os eventos comemorativos dos 40 anos do 25 de abril estendem-se ao longo de todo o mês.
Por: Município de Silves





