Em 2013, consumidores atentos denunciaram cerca de mil fugas de água. Este ano, a DECO renova o convite a todos os portugueses para ajudar as entidades gestoras de água da rede a melhorar a eficiência contra o desperdício. Cada gota perdida tem custos que podem aumentar as tarifas e quem paga a fatura é o consumidor.
Este contributo é fundamental para alterar a fatura. Se detetar desperdícios visíveis, como rotura de tubagem, regas inadequadas em espaços municipais ou fuga visível à superfície, denuncie no formulário online.
Na edição de maio, que estará disponível em breve, a PROTESTE comparou as tarifas aplicadas em março de 2014 em 190 municípios e verificou um aumento tendencial dos tarifários. A DECO sempre defendeu que o consumidor não pode ser prejudicado com aumentos resultantes de custos de ineficiência, nomeadamente relacionados com perdas de água.
Os custos do serviço de captação, tratamento e distribuição tendem a refletir-se nas tarifas. As perdas de água reclamam aqui também uma quota-parte. Não transparece na fatura de forma linear, mas estas perdas atingem, em média, 25%, e nalguns municípios o valor pode triplicar. Situações como mangueiras de regas de espaços verdes mal direcionadas ou rotura de condutas retratam o desperdício nacional e as perdas elevadas do sistema. Trata-se de uma ineficiência que aumenta os custos das entidades gestoras e que, como consequência, agrava a fatura paga pelos consumidores. A plataforma disponibilizada no portal da DECO permite denunciar perdas de água, diretamente à entidade responsável. É possível tipificar as perdas, em qualquer lugar e a qualquer hora. Cabe, depois, às entidades responsáveis reagirem na resolução da perda de água.
A DECO compromete-se a enviar a denúncia para a entidade gestora do município, para que a situação seja reparada. Também enviará todas as denúncias para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Publicaremos informação sobre a resolução das denúncias pelas entidades responsáveis.
Saiba mais em:
WWW.DECO.PROTESTE.PT/DENUNCIE-DESPERDICIO-AGUA
Por: DECO Proteste
Categorias:Nacional






