THE By David Laherrere inspira-se no Algarve e conquista a capital com as suas peças de Design Industrial na exposição IRONy que inaugura no Open Day da Lx Factory – 16 de Maio – onde recriará um loft de ambiente único.
David Laherrere é fascinado pelo tema da indústria e embora seja francês, foi no Algarve, onde reside desde 2012, que iniciou o seu percurso criativo. A sua marca “the” tem um significado que vai muito para além de uma simples indicação uma vez que assume a identidade do artista no nascimento da cada uma das suas criações. Combinando técnica e paixão, the by David Laherrere poe em evidência peças industriais que deixaram de ter utilidade ou que habitualmente passam despercebidas e dá-lhes uma nova vida.
IRONy é uma exposição e é um lugar.
O espírito industrial que retrata os mecanismos usados até à exaustão para o progresso do homem está presente na memória de quem se deslumbra pela tecnologia, pela transformação de matérias-primas e até pelos sons e odores outrora quotidianos. Poucos desses mecanismos metálicos sobreviveram. A maioria são actualmente peças soltas, esquecidas umas e desmontadas outras, deixadas ao abandono, talvez na esperança de lhes ser encontrada uma nova vida. São essas peças, que habitualmente passam despercebidas, como um técnico atrás das cortinas, que são agora apresentadas com a notoriedade que merecem, encontrando-lhes uma utilidade distinta, num design inovador.
Reciclagem criativa, de inspiração industrial, para criar um ambiente mesclado entre as antiguidades e a arte urbana integrando-se no imaginário familiar do que pode ser uma casa, algures em qualquer lugar do mundo. Este é o mote da exposição. Este é o convite. Por ironia do seu destino, as peças esquecidas são agora as vedetas em cena que inspiram um lema: “do neutro à excepção”.
Era uma vez no Algarve: Um artista, um grupo de amigos e profissionais apaixonados num projeto arrojado e inovador que seduziu Lisboa: IRONy – exposição de the by David Laherrere
The by David laherrere deu os primeiros passos há alguns meses quando no Algarve encontrou tudo o que precisava para criar o que supostamente não seria de esperar numa zona de sol e praia: criações únicas de design industrial.
Residente em São Bras de Alportel, este francês rendido aos encantos do Algarve, que já participou em exposições colectivas em Loulé, Albufeira e Faro, vai estrear a sua primeira exposição individual – IRONy – em Lisboa: 400 m2 de criatividade, na recriação de um loft onde poderemos encontrar estantes, lâmpadas, mesas e outras peças exclusivas construídas com base em materiais industriais abandonados ou esquecidos que adquirem uma nova utilidade e às quais se juntou design.
O desafio assumido pelo artista concretiza-se com a participação de vários profissionais algarvios, que de uma forma ou de outra, cruzaram caminhos e construíram amizades.
Marlene Luís, residente em Loulé, que entre outras atividades é consultora de marketing, tendo trabalhado com varias entidades públicas privadas da região e do país, assume toda a gestão da marca e a comunicação do evento auxiliada pela designer Célia Palma, de Faro, que tem desenvolvido um trabalho de qualidade inquestionável em vários projectos algarvios.
O Layout do espaço foi pensado com a ajuda do desenhador industrial Miguel Mendoza, espanhol residente também em S. Brás de Alportel, algarvio de coração com projetos relevantes desenvolvidos a nível nacional.
Chegada a hora de planear a abertura do evento, para o welcome drink The by David laherrere recorreu a Marina Lourenço e Tiago Almeida, ambos louletanos, pela experiência comprovada no trabalho desenvolvido em estabelecimentos de restauração de referência no Algarve e na prestação de serviços de catering de excelência.
Esta dupla abrilhantará o evento misturando o melhor de França e de Portugal numa combinação de sabores onde o Algarve também marcará presença.
Tudo isto será acompanhado pela música do Dj Mike-Fish que já deu cartas no Algarve e envolverá Lisboa nas suas excelentes e vibrantes selecções musicais.
A sintonia conseguida entre estes profissionais determinados e empenhados contribui para que IRONy seja mais do que uma exposição exclusiva e inovadora: IRONy é uma sinergia num Algarve contemporâneo que ousa desafiar Lisboa.
Inauguração: 16 de Maio (Open Day da LX Factory)
Datas: 16 a 30 de Maio
Local: Lx Factory – Lisboa | Edifício 1 – Piso 1- Espaço 1.25
Horário:
De 2.ª a 6.ª Feira 15h00 – 19h00
Sábados e Domingos 15h00 – 21h00
Categorias:AGENDA, S. Brás de Alportel



