Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Loulé promoveu um ATL durante as férias da Páscoa, para os alunos dos estabelecimentos de ensino público do Concelho, que decorreu de 7 a 17 de abril. Para além de proporcionar vários momentos lúdicos, a iniciativa “Férias para Todos” contemplou também a abertura dos refeitórios escolares.
As crianças puderam realizar diversas atividades em vários espaços públicos de âmbito desportivo, cultural e recreativo do Concelho, nomeadamente Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira, Parque Municipal, Campo Sintético de Loulé e Quarteira, Alcaidaria do Castelo, Clube Hípico ou Biblioteca Municipal. Pretendeu-se, assim, proporcionar um descanso ativo às crianças, oferecendo novas experiências e hábitos de vida saudáveis, promovendo a sociabilização, a evolução intelectual e emocional dos participantes. Ao mesmo tempo, o objetivo desta iniciativa foi apoiar as famílias que se encontram a trabalhar neste período de interrupção letiva das suas crianças.
A concentração dos participantes teve lugar nas escolas EB1/JI Vale de Rãs e EB1/JI Hortas de Santo António, em Loulé, EB2,3 S. Pedro do Mar, em Quarteira, EB1/JI nº2 de Almancil, EB1 de Boliqueime e EB1 de Alte.
Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Loulé com o pelouro da Educação, Ana Machado, esta iniciativa ultrapassou largamente as expetativas já que a forte adesão levou a que cerca de 700 alunos tivessem participado nas atividades.
“Inicialmente esperávamos umas 300 inscrições mas, no final, tivemos perto de 700 alunos. Foi sentido que não havia alternativas para as famílias e que há muitas famílias sem suporte e sem retaguarda para deixar os seus filhos nas férias. Por outro lado, há muitos meninos que, se não comerem na escola, não comem. Como tal, foi também bastante importante a abertura dos refeitórios neste período”, referiu a responsável pela Educação. Refira-se que, de entre os alunos que participaram nestas atividades, 388 são oriundos de famílias carenciadas.
Nas férias de verão, a Autarquia de Loulé irá reeditar este ATL, prevendo-se que nessa altura o número de participantes ronde o mil alunos. As pré-inscrições irão começar em maio.
“Nos meses de junho e julho asseguramos o ATL, o agosto logo se verá. Em Quarteira, a Associação de Pais manifestou já a vontade de ajudar. Iremos falar também com todas as associações de pais e outras entidades, nomeadamente instituições particulares de solidariedade social com as quais poderemos fazer protocolos nesse sentido”, adiantou Ana Machado.
Por: Município de Loulé
Categorias:Loulé








