O Projeto Aprendiz@rte – E5G, integrado no Programa Escolhas, gerido pela Casa da Primeira Infância, em Loulé, vai promover amanhã, dia 30 de abril, um ‘Laço Azul’ e a largada de balões azuis.
A partir das 17:30 horas, na Redondela do Bairro 56 Fogos, em Loulé, todos os interessados poderão contribuir para a formação do ‘Laço Azul’ da associação, seguindo-se a largada de balões. Os participantes deverão levar peças de roupa ou adereços azuis.
Este conjunto de iniciativas está inserido no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, visando “juntar a comunidade de Loulé na luta pelos direitos das nossas crianças”.
O movimento «Laço Azul» iniciou-se em 1989, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem.
A história que contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à neta, já depois de o seu neto ter morrido por maus-tratos. Bonnie escolheu o azul porque lhe serviria de alerta constante para a sua luta na proteção das crianças.
Fonte: DiariOnline
25 de Abril comemorado com cravos de papel e balões vermelhos
De referir que, no dia 24 de abril, a Casa da Primeira Infância já havia promovido a realização de cravos de papel e largada de balões vermelhos para promover o 25 de Abril.
A iniciativa contou com uma forte participação de toda a comunidade da CPI.
A Casa da Primeira Infância é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), de utilidade Pública, sem fins lucrativos, fundada a 10 de Junho de 1945 por um grupo de cidadãos preocupados com as necessidades de apoiar as crianças carenciadas do concelho de Loulé.
A ideia de criar uma creche em Loulé partiu da dificuldade que as mães enfrentavam, uma vez que precisavam de trabalhar e eram impedidas, na maioria das vezes, pelos seus filhos de tenra idade.
Conhecida por muitos de forma carinhosa como a “Creche de Loulé”, funcionou provisoriamente no Largo da Matriz e posteriormente junto ao Castelo de Loulé.
Actualmente, a Casa da Primeira Infância tem uma localização privilegiada no interior da cidade de Loulé, afastada de zonas industriais poluentes, ruidosas e insalubres e próxima da rede de Transportes Públicos e do Centro de Saúde de Loulé, beneficiando do Complexo Desportivo Municipal – piscinas, campo de ténis, ginásio e parque com amplas zonas verdes.
Sempre atenta ao pulsar da sociedade e aos novos desafios das famílias, das escolas e da comunidade em geral, a Instituição procura dar resposta às necessidades sentidas pela população do concelho de Loulé, tendo vindo a expandir as suas valências e a implementar diversos projectos comunitários com o empenho de uma Direcção inovadora e o apoio de competentes e dedicadas profissionais em diferentes áreas, fiéis ao princípio: “EDUCAR É UM ACTO DE AMOR”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Fotos: Casa da Primeira Infância de Loulé









