Não há duas sem três, a ALGAR, empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve, atribui pelo terceiro ano consecutivo a categoria de EcoEvento à 29.ª Edição da Semana Académica da Universidade do Algarve (UALG), que se vai realizar entre 1 e 11 de maio, no País das Maravilhas, junto ao Complexo Desportivo da Penha, em Faro.
A Associação Académica da UALG, destaca-se entre os seus pares por mais uma vez manifestar preocupações ambientais na organização do mítico acontecimento académico, fazendo com que os participantes colaborem na separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro) e os coloquem nos ecopontos. O objetivo é minimizar o impacte ambiental que eventos como este, com elevada concentração de público, produzem.
A ALGAR recorda que quando se organizam eventos, existem sempre opções que se podem tomar, por forma a minimizar o impacte ambiental, para além de obviamente dar o destino correto para os diferentes tipos de resíduos durante e após o evento. Entre essas medidas, destaca-se:
– Imprimir apenas o imprescindível.
– Optar por brindes de material reciclável ou reciclado, com baixo impacto ambiental na sua cadeia produtiva. O ideal é preferir os duráveis e funcionais, pois têm menos hipótese de acabarem nos resíduos indiferenciados, logo que termina o evento;
– Usar copos, pratos, talheres reutilizáveis;
– Reaproveitar o que for possível.
– Doar o que não for utilizado e puder ser útil a terceiros.
Para que a Associação da UALG atinja os objetivos a que se propõe, a ALGAR vai colaborar dando formação a todos aos intervenientes na organização do evento, incluindo técnicos/ alunos e empresas responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos necessários para a deposição dos recicláveis (ecopontos metálicos de grande capacidade e 2 contentores de 10m3) e além disso vai assegurar a recolha dos resíduos recicláveis.
Nada neste evento foi deixado ao acaso, os visitantes são sensibilizados para o tema da separação seletiva, logo no ato da entrega do bilhete da Semana Académica, onde consta a frase “Estás a viver um Eco Evento| ALGAR, Recicla!”. Dessa forma pretende-se incentivar para que todos contribuam agindo com consciência ambiental. “O gesto de separar e colocar no ecoponto, já é “Reciclar”!” diz Macário Correia, Administrador da ALGAR.
Durante o espetáculo e de modo a “refrescar” a memória dos participantes, que estão num evento mais verde e ecologicamente responsável, a mesma frase também será projetada junto ao palco.
A Semana Académica da UALG deste ano, conta como habitualmente com um cartaz de luxo, com inúmeras animações e nomes sonantes da música, tais como os Expensive Soul, Pete Tha Zouk, Deolinda, Rui Veloso, Overule & MC Virgul, Quim Barreiros, Dealema, e Martin Solveig. O recinto do evento, com cerca de 20.000 m2, é composto pelo espaço Palco, Zona Eletrónica, Zona de Restauração, Espaço Associações, as típicas Barraquinhas de Curso e Espaços de Lazer.
A ALGAR
A ALGAR é responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processam anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.
Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem da Algar





