AGENDA

Exposição de Gravura “Riscar Até Nascer”, de Teresa Cabrita, na Biblioteca Municipal | 3 a 31 de maio

Integrando a rubrica Talentos na Comunidade, a Biblioteca Municipal de Silves acolhe, de 3 a 31 de maio, a exposição de gravura “Riscar até nascer”, de Teresa Cabrita. A inauguração está marcada para o dia 3 de maio, pelas 18h00, e conta com a participação musical de Matt Lester.

cartaz

De acordo com a artista, “esta mostra resulta da procura interior de uma identidade em que as raízes, memórias e afetos são abraçados artisticamente num diálogo feito de mistérios, histórias, sonhos, desejos e outras inquietações”, onde Silves “surge como um cordão imaginário que liga o passado ao presente e a interioridade à criatividade”.

São 17 trabalhos que acompanham o percurso estético da criadora, elaborados num arco cronológico compreendido entre 1976 e 2013/2014, e que apresentam várias técnicas mistas, como a fotogravura e a “ponta seca”, entre outras.

Maria Teresa Cabrita Fernandes Cadete nasceu em Lisboa em setembro de 1943. Vocacionada para as Artes, ingressou na Escola de Artes Decorativas António Arroio onde tirou o curso de Cerâmica Decorativa. Em 1973 terminou o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Em 1975/1976 obteve uma Bolsa do INIC para desenvolver estudos de gravura na Academia de Belas Artes de Bruxelas, tendo-se tornado professora de Arte e História no Ensino Secundário (12.º ano). Entre 1980 e 1982, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, realiza trabalhos de pesquisa sobre estilos de pintura em várias bibliotecas e museus da Europa. Em 1984 defendeu um Mestrado em Pintura Mural (sécs. XV/XVI) na Universidade Nova de Lisboa. Apresentou vários estudos sobre pintura mural do século XV aos finais do Renascimento em congressos, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil. Dedicou-se à investigação em História do Património na Galiza, onde realizou o Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente divide a sua residência entre o Porto e Silves.

Promover a criatividade e o talento dos residentes no concelho de Silves, contribuir para a educação estética de várias gerações de leitores, vivenciar a Biblioteca Municipal de Silves enquanto largo da comunidade e espaço de celebração coletiva e disseminar a curiosidade sobre o fundo bibliográfico existente na BMS, dedicado ao tema de cada exposição são alguns dos principais objetivos da rúbrica “Talentos na Comunidade”.

Mais informações poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através do telefone 282 442 112 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

A entrada é livre.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve