Algarve

Época balnear arranca com escavadoras nas praias

As obras de reposição de areias ainda não começaram e podem comprometer a época balnear, temem os autarcas. No Algarve, concessionários avançaram a expensas próprias.

Foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Não se admire se, quando chegar à praia de armas e bagagens, encontrar escavadoras e outras máquinas no areal. A reposição artificial de areais que o mar de inverno levou, ainda não começou e, ao que tudo indica, vai prolongar-se durante a época balnear – que já começou em algumas zonas do País.

A situação preocupa os autarcas, que temem não ver salvaguardada a utilização em pleno das praias e, por isso, prejuízos elevados.

A alimentação artificial das praias é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Num e-mail enviado ao DN, a APA afirmou que “prevê iniciar as ações em questão antes da época balnear por forma a salvaguardar a regular utilização das praias intervencionadas naquele período”.

De acordo com o mesmo organismo, há pelo menos 15 praias onde está previsto o enchimento artificial: as seis praias urbanas da Caparica e a de São João da Caparica, D. Ana, Carvoeiro, Benagil, Nova, Cova Redonda, Castelo e Coelha no Algarve, e a praia da Barra, em Aveiro.

Fonte: Joana Capucho / DN

Categorias:Algarve, Nacional, Turismo

PlanetAlgarve