Estão abertas as inscrições para a ação de formação “CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, que o Município de Albufeira vai realizar nos dias 19 e 26 de maio, na sala de reuniões do edifício dos Paços do Concelho.
A Autarquia de Albufeira vai realizar uma ação de formação sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que decorrerá na sala de reuniões do edifício da Câmara Municipal, nos próximos dias 19 e 26 de maio, entre as 9h30 e as 16h30.
A sessão será ministrada pela formadora Ana Paula Martins, licenciada em Terapia Ocupacional e coordenadora da Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância de Loulé/Albufeira. O objetivo da ação é dar a conhecer as especificidades da CIF, considerada o quadro de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a saúde e incapacidade, que pode ser utilizada em diferentes áreas disciplinares e setores: saúde, educação, segurança social, emprego, economia, política social, alterações ambientais, entre outras.
Refira-se que esta ação surge no âmbito do projeto para a deficiência “Integrar”, que o Município de Albufeira tem vindo a desenvolver desde 2013 e assenta em oito áreas de atuação: Informação e Sensibilização; Apoio Psicológico e Funcional; Ocupacional – “Ponto de Encontro”; Voluntariado; Acessibilidades; Turismo para Todos; Parceiras e Cooperação; e Estudos, Projetos e Concursos. Através deste projeto, a Autarquia pretende trabalhar a diferentes áreas de deficiência e incapacidade, nomeadamente a mental, sensorial e física.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do telefone 289 599 684, do e-mail integrar@cm-albufeira.pt ou presencialmente no Espaço Integrar, situado no Parque Lúdico, entre as 9h30 e as 16h30.
CIF | O QUE É?
A CIF é um novo sistema de classificação inserido na Família de Classificações Internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) (World Health Organization Family of International Classifications – WHO-FIC), constituindo o quadro de referência universal adotado pela OMS para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade quer ao nível individual quer ao nível da população.
Diz-nos a OMS que a CIF é uma classificação com múltiplas finalidades, para ser utilizada de forma transversal em diferentes áreas disciplinares e setores. Foi por isso aceite pelas Nações Unidas como uma das suas classificações sociais, considerando-a como o quadro de referência apropriado para a definição de legislações internacionais sobre os direitos humanos, bem como, de legislação nacional.
AS APLICAÇÕES DA CIF
A nível individual
Para a avaliação dos indivíduos
Para a planificação individual do tratamento
Para a avaliação do tratamento e de outras intervenções
Para a comunicação entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros trabalhadores dos domínios da saúde, do serviço social e dos serviços da comunidade
Para a autoavaliação por parte dos consumidores
A nível institucional
Para fins educativos e de formação
Para o planeamento e desenvolvimento de recursos
Para melhoria da qualidade
Para gestão e avaliação de resultados
Para a gestão de modelos de cuidados que integram a prestação de cuidados de saúde
A nível social
Para critérios de elegibilidade como os que se referem a direitos – benefícios da segurança social, pensões decorrentes da incapacidade, compensações laborais e seguros
Para a formulação e o desenvolvimento das políticas, incluindo revisões de conteúdos legislativos, legislações modelo, regulamentos, diretrizes e definições para legislação anti-discriminação
Para avaliação das necessidades
Para avaliação do meio ambiente no que se refere ao desenho (design) universal, implementação das normas de acessibilidade, identificação de facilitadores e de barreiras ambientais e modificações operadas na política social
Por: Município de Albufeira





