Faro

Comando Distrital celebra 103.º aniversário da Guarda Nacional Republicana

Para comemorar a efeméride, o Comando Territorial de Faro, à semelhança de todas as outras Unidades da Instituição, levou a efeito um conjunto de atividades.

A comemoração incluiu a Cerimónia Militar organizada no dia de ontem, 6 de maio, no Quartel do Comando de Faro e assinalada em todos os quartéis do Algarve, onde se procedeu à imposição de condecorações a militares, tendo as Forças em parada evidenciado o habitual brilho e aprumo, revelando profunda postura e correção.

No seguimento da cerimónia militar procedeu-se ao descerramento da placa de homenagem alusiva à Sala 1.º Sargento João Maroco, militar falecido em serviço.

O 1.º Sargento João Fernando Rosado Maroco, do Grupo Territorial de Faro, faleceu em serviço no dia 19 de julho de 2007, quando a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos Improvisados por si liderada sofreu um acidente ao proceder ao manuseamento para futura destruição de material pirotécnico explosivo, acidente do qual resultaram ainda ferimentos graves para outros dois militares da referida equipa.

Após esta fatídica ocorrência, o Comando Territorial de Faro decidiu prestar uma simbólica homenagem ao militar, à qual compareceram familiares diretos e militares na situação de reserva e reforma, sendo que para o efeito uma das Salas do edifício do Quartel deste Comando Territorial passou a designar-se Sala 1.º Sargento João Maroco.

Integrado nas comemorações do 103º aniversário da Guarda Nacional Republicana, este Comando já havia realizado na manhã do dia 03 de maio, sábado, uma demonstração e apresentação de meios da instituição na Praça da República, em Loulé, na qual foram empenhados militares e meios das mais diversas valências da GNR, dando à população imagem das capacidades e da vitalidade da instituição.

Por: GNR – Comando Distrital de Faro

Categorias:Faro, Loulé

PlanetAlgarve