A Câmara Municipal de Loulé aprovou ontem, em sessão camarária, uma moção ‘deliberativa’ sobre o Parque Escolar Local, nomeadamente sobre a Escola Secundária de Loulé e o Agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira.
Neste documento o executivo municipal manifesta a sua satisfação pela decisão do Ministério da Educação e Ciência ao ter anunciado que a Parque Escolar irá assumir a continuação das obras já iniciadas em vários edifícios escolares do País, entre os quais a Escola Secundária de Loulé.
Segundo os responsáveis do Município louletano, esta iniciativa representa “o desbloquear de uma situação que a comunidade educativa via com enorme apreensão e que a Câmara Municipal entendia como um elemento fortemente negativo, no conjunto do edificado escolar do Concelho, e altamente perturbador do sistema educativo local, que apenas concorria para a degradação da qualidade do serviço público de educação”.
Apesar do regozijo pelo anunciado avanço das obras na Secundária de Loulé, que durante anos estiveram paradas, nesta moção o executivo chama a atenção para os responsáveis políticos governamentais para o avançado estado de degradação da Escola EB D. Dinis, em Quarteira, e para as suas “deficientes, degradantes e iníquas” condições de funcionamento.
Assim, a Autarquia pretende que, “no quadro das soluções possíveis, seja encontrada uma via para a renovação/substituição urgente desta escola básica” e manifesta a sua disponibilidade em ser parceira na resolução deste problema.
Refira-se que esta intervenção faz parte das prioridades ao nível da educação para o presente mandato autárquico.
“Continuar a pugnar para que o ensino público seja um bem a salvaguardar e para que a melhoria das condições físicas dos estabelecimentos de ensino de educação e ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, possa garantir melhores condições de trabalho para os educadores, professores e pessoal não docente, contribuindo para o sucesso pessoal e educativo das crianças e jovens de todo o Concelho”, são os objetivos reafirmados pela Câmara Municipal nesta moção.
Por: Município de Loulé





