Um grupo de 14 alunos e dois professores de um estabelecimento de ensino básico e secundário localizado na cidade alemã de Nagold, foram ontem à tarde recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa. A visita faz parte do programa de intercâmbio Portugal-Alemanha, que trouxe os estudantes alemães a Albufeira, de 7 a 14 de maio.
“Bem-vindos a Albufeira! Estamos muito satisfeitos por acolhê-los na nossa cidade e esperamos que levem daqui uma imagem positiva quando regressarem ao vosso país”. Foi com estas palavras que o autarca de Albufeira saudou o grupo de 14 alunos e dois professores alemães, que se deslocaram na tarde de ontem, 8 de maio, à Câmara Municipal de Albufeira.
A visita surge no âmbito do programa de intercâmbio estabelecido entre a Escola Básica e Secundária de Albufeira e a Christiane Herzog Realschule, de Nagold, Alemanha, que levou no passado mês de janeiro um grupo de 14 estudantes e duas professoras do estabelecimento de ensino português a visitar a cidade alemã. Os alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, ficaram alojados na casa dos estudantes germânicos durante uma semana, participando nos usos e costumes das respetivas famílias.
Agora foi a vez dos jovens alemães, com idades entre os 13 e os 15 anos, conhecerem Portugal, mais propriamente a região algarvia e a cidade de Albufeira. Até ao próximo dia 14 de maio, o grupo que está instalado na casa dos estudantes nacionais irá visitar alguns locais emblemáticos do concelho, como o Castelo de Paderne ou as famosas praias líderes em Bandeiras Azuis. Do programa consta ainda uma passagem pelo OPTO.eu – II Fórum de Educação e Formação do Algarve, que está a decorrer no Espaço Multiusos Albufeira até amanhã, 10 de maio.
No final da visita aos Paços do Concelho, os professores alemães ofereceram ao edil de Albufeira um CD com imagens de Nagold, que descrevem como “uma cidade com muitas árvores, sem mar, onde neva no inverno e, no verão, regista temperaturas muito agradáveis”. Carlos Silva e Sousa presenteou toda a comitiva, composta por 24 alunos e quatro professores (metade portuguesa e a outra metade alemã), com um livro sobre a cidade de Albufeira. “Espero que mantenham a amizade construída através deste intercâmbio, que representa um sinal de aproximação e paz entre os povos”, concluiu o presidente da Autarquia, despedindo-se da comitiva.
Por: Município de Albufeira
Categorias:Albufeira





