A DECO INFORMA…
A 5 de maio a Organização Mundial de Saúde (OMS) promoveu actividades alusivas à higiene das mãos e outras boas práticas de controlo da infecção através do desafio “Save Lives: Clean Your Hands global campaign”.
Tal como nos outros anos, a campanha tem como objectivo promover acções que realcem a importância do papel da higiene das mãos na redução das infecções hospitalares. A “Save Lives: Clean Your Hands global campaign” dedica um dia à escala mundial para destacar a importância da melhoria das condições de higiene das mãos nas unidades de saúde, numa acção que é apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em Portugal, esta iniciativa da OMS foi assinalada pela Direcção-Geral de Saúde e pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos (DGS/PPCIRA) com um evento no anfiteatro do edifício do INFARMED, em Lisboa.
A lavagem das mãos é uma forma fácil, barata e eficaz de impedir a propagação de micróbios e manter a saúde. Uma comunidade que siga uma boa higiene das mãos pode reduzir em 31% o número dos casos de diarreia, em 58% os casos de diarreia em pessoas com sistema imunológico debilitado, e em 21% nos casos de doenças respiratórias, como as constipações, junto da população em geral.
O simples gesto de lavar as mãos é também uma forma de poupar dinheiro. No trabalho, uma melhor higiene equivale a menos trabalhadores doentes e menos dias de ausência por doença.
- Cuidados a ter em casa e no trabalho:
- Molhe e ensaboe as mãos;
- Esfregue palmas com costas;
- Esfregue palma com palma;
- Parte de trás dos dedos;
- Polegares e dedos junto às unhas.
Assim, é importante que, desde cedo, pais e educadores ensinem aos mais novos as técnicas corretas de lavagem.
Por: Consultório do Consumidor / DECO | Delegação Regional do Algarve





