O Colégio Internacional de Vilamoura, no ano em que completa três décadas ao serviço de uma educação de excelência, anuncia novo projeto ambicioso. No próximo ano letivo, os alunos do Jardim de Infância e 1.º Ciclo terão aulas de Chinês incorporadas no currículo. A restante comunidade poderá frequentar estas aulas em regime extracurricular.
Estudos recentes mostram que a exposição precoce a línguas estrangeiras potencia as competências linguísticas e noutras áreas do saber. Ainda neste contexto, considerando estudos internacionais que validam a importância do multilinguismo (enquanto motor para a criatividade, flexibilidade, produtividade, pensamento abstrato, tolerância, capacidade de aprendizagem e até de qualidade de vida), o CIV considera que a aposta na aprendizagem precoce de uma quarta língua traduzir-se-á num enriquecimento do Projeto Educativo e Curricular da escola e, por conseguinte, numa oferta educativa mais rica e competitiva.
Assim, para além da aprendizagem de português, inglês e francês, os alunos do CIV terão ainda contacto com o chinês. Como opções extracurriculares, os alunos do CIV podem ainda aprender alemão e russo.
Desde o Jardim de Infância e ao longo de toda a escolaridade, nesta escola de educação internacional é dada particular atenção às competências linguísticas orais e escritas (em ambiente bilingue), ao pensamento matemático, à expressão musical, à expressão motora, às artes, e acima de tudo à educação dos alunos dentro do ideário humanista das escolas internacionais.
No atual contexto e tendo em conta que a língua chinesa lidera o ranking das línguas mais faladas no mundo (estima-se 1,384 milhões de falantes), a formação académica de base para o multilinguismo é essencial e constituirá um fator distintivo no mercado de trabalho.
Por: Dina Adão | Programadora cultural Biblioteca Escolar | Assessora de comunicação do CIV
Categorias:Quarteira




