No sentido de divulgar o projeto “Patacho Pedro Dias” e a sua importância científica, será realizada no próximo dia 18 de maio (domingo), pelas 15h30, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo uma palestra intitulada “Patachos, Naufrágios e Cientistas: a Investigação Arqueológica do Património Cultural Submerso no Concelho de Vila do Bispo”, sendo o orador, o Mestre Dr. Tiago Fraga.
- Enseada da Baleeira (Cortesia Martinhal Beach Resort and Hotel)
- Uma das descobertas do projeto: maquinaria de um provável navio a vapor naufragado na baía. George Schwarz faz as medidas (foto Augusto Salgado)
No decorrer da palestra serão dadas a conhecer as embarcações afundadas na baía da Baleeira, em Sagres.
Esta iniciativa surge na sequência do protocolo celebrado entre o município de Vila do Bispo e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a 16 de abril de 2013, que tem como objetivo o estudo do património cultural subaquático com ênfase em naufrágios da Época Moderna que ocorreram na enseada da Baleeira, em Sagres. Nesse sentido, a autarquia apoiou os trabalhos das campanhas de sondagens levadas a cabo na baía durante os 1.º e 2.º semestres de 2013. No futuro, o município continuará a prestar apoio a este projeto da responsabilidade dos investigadores George Schwarz (Texas A&M University, Estados Unidos) e Tiago Miguel Fraga (CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Universidade dos Açores).
A ação insere-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, procurando assim, sensibilizar os participantes e interessados para a importância do território de Vila do Bispo enquanto espaço cultural, no âmbito terrestre e aquático. A entrada é livre e convidam-se todos os interessados a assistir a esta apresentação dos resultados de uma experiência científica única.
Apareça!
Consulte o relatório das prospeções arqueológias
Por: Município de Vila do Bispo
Categorias:AGENDA, Vila do Bispo






