Algarve

Alunos de Nelson Conceição brilham em Alcobaça (12 fotos)

Dos vários alunos de Nelson Conceição, professor de acordeão desde 2002, participaram no 19.º Troféu Nacional de Acordeão, que decorreu nos dias 10 e 11 em Alcobaça, o mais importante do país nesta área musical, doze dos seus alunos, alcançando todos eles um lugar no pódio.

Segundo Nelson Conceição, «este foi um troféu muito exigente a vários níveis porque alguns dos alunos nunca tinham antes participado neste tipo de evento. Apesar do nervosismo dos alunos, pode dizer-se que as provas correram bem, até porque este trofeu é mais pedagógico do que competitivo e nesse sentido é sempre importante para os alunos evoluírem a vários níveis».

Em 33 participantes, Jéssica Guerreiro, das Ferreiras, Daniel Silva, de Paderne, e Mateus Marrachinho, da Guia, receberam, respetivamente, os primeiros prémios nas Categorias de Sénior Varieté, Júnior Varieté e Iniciados.

Na Categoria de Juvenil Solista Varieté, João Palma e Cláudio Cruz, ambos de Loulé, receberam, respetivamente, o 2.º e 3.º prémio.

Hernâni Cerqueira, de Tunes, foi o terceiro classificado na Categoria Livre Solista.

Na Categoria de Duo, o duo composto pelos irmãos, André & Beatriz Filipe, de Almodôvar, e o duo Pedro Palma & Tiago Silvestre, de Loulé e de Castro Verde, ficaram em 2.º lugar nas categorias Duo A e Duo B, respetivamente.

Mariana Coelho, de Olhos D’Água, e Carolina Farias, da Guia, ficaram em 3.º lugar exequo na Categoria Infantil.

Para conseguir levar os alunos a este troféu nacional, Nelson Conceição contou com a colaboração das associações onde leciona, nomeadamente: a Associação Grupo dos Amigos de Loulé; a Banda Filarmónica de Castro Verde e a APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Exepcional do Algarve), na Guia, e também com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Segundo este professor nexense, nascido no sitio da Bordeira – a que muitos já chamaram “Capital do Acordeão” – «devido aos constrangimentos financeiros e económicos que todos conhecemos é cada vez mais difícil angariar apoios para as atividades culturais. Se em anos anteriores poderíamos contar com mais apoios das autarquias, hoje isso já não acontece, a alternativa possível foi criar com os pais um conjunto de sinergias e um maior nível de entreajuda e solidariedade, o que se veio a revelar muito positivo», conclui Nelson Conceição.

Sobre Nelson Conceição:

Nelson Conceição (1978), é licenciado em Educação Musical pela E.S.E. de Beja e Pós-graduado em Ciências Musicais: Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, frequentou também uma Masterclass de aperfeiçoamento com o norte-americano Peter Soave, especialista no compositor argentino, Astor Piazzolla.

Recebeu vários prémios, entre eles: o 3.º prémio no Troféu Mundial em 2000 – a melhor classificação até então de um português na categoria varieté/virtuosismo; o 1.º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça 2002; 3.º lugar no Prémio Azzola-Zolotariew em Aubagne-Marselha (França) e ainda o 1.º lugar no “Itália Award 2011” para melhor composição Moderna. Integrou e/ou produziu importantes edições discográficas e literárias, onde se destacam a “Homenagem à obra de João Barra Bexiga”; “Homenagem José Ferreiro Pai e Filho”; “Homenagem a António Madeirinha”; “O Acordeão pelas mãos dos jovens Vol.I e II”; “O Rosto da Gente e da Região do Algarve” – Moças Nagragadas (4 Volumes); “Danç`Aqui” – Rastemenga; “O Cancioneiro Tradicional Português”; e ainda, com a cantora algarvia Viviane, participa nas músicas “Coração abandonado” e “Gavetas do amor”, as quais fizeram parte da banda sonora da telenovela “Ilha dos Amores”.

Em 2002, recebeu a medalha de mérito cultural da cidade de Faro… Desenvolve atualmente com os seus alunos a “Folequestra”, um projeto de cariz pedagógico e artístico que já obteve alguns prémios importantes.

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve