Ocorrências

CABO DE S. VICENTE | Evacuação médica de um tripulante do navio mercante NAMAI

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), a Força Aérea Portuguesa e o centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente (VTS), coordenou durante a manhã de hoje uma operação de evacuação médica de um tripulante, de nacionalidade indonésia e de 48 anos, do navio mercante NAMAI. O navio, de bandeira holandesa, encontrava-se a navegar na zona dos Esquemas de Separação de Tráfego de S. Vicente (Sagres – Vila do Bispo), a 60 quilómetros a Sudoeste da costa.

MRCC Lisboa

MRCC Lisboa

O tripulante terá caído a bordo de uma altura aproximada de 8 metros. Após aconselhamento do INEM CODU-Mar, foi diagnosticado trauma do ombro esquerdo e do membro inferior direito, obrigando à evacuação urgente com recurso a um meio aéreo.

Durante a operação de evacuação médica, foi empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, tendo havido a necessidade, em estreita articulação com o VTS, de divergir o navio para Norte, de forma a ir ao encontro da aeronave o mais rápido possível.

O helicóptero resgatou o tripulante pelas 12h18, transportando-o posteriormente para o aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, tendo sido encaminhado para o Hospital de São José, onde deu entrada às 13h30, em situação estável.

Por: Marinha

Categorias:Ocorrências

PlanetAlgarve