Carlos Cabrita (BTT Loulé / BPI) sagrou-se vice-campeão nacional em Masters 60. Apesar de correrem em “casa”, os ciclistas da Peçamodôvar / Casa do Benfica de Almodôvar não conseguiram garantir nenhum título nacional durante os Nacionais de Masters.
Os Campeonatos Nacionais de Estradas em Masters realizaram-se este domingo, 11 de maio de 2014, em Almodôvar. Em Masters 30, a vitória sorriu a João Coelho (G-Ride/ Chão de Donas), seguido de Hélder Pereira (Peçamodôvar / Casa do Benfica de Almodôvar) e Nuno Miranda (Skoda Irmãos Leite / Creative Moto / ACRTX).
Em Masters 40, ganhou Luís Machado (Viveiros Vítor Lourenço / Sintra CC), com Vítor Lourenço (também da equipa sintrense) em segundo e Rui Rodrigues (Peçamodôvar / Casa do Benfica em Almodôvar) em terceiro.
Na prova de Masters 50, triunfou José Afonso (EC Bruno Neves), enquanto em Masters 60 a vitória final sorriu a Manuel Domingos (individual).
A prova foi organizada pela autarquia local, pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Algarve e juntou na estrada mais de uma centena de participantes vindos dos quatro cantos do país.
“É uma prova que nos traz muitas mais-valias e prestígio. Almodôvar está localizado entre a serra e a planície e as nossas provas de ciclismo são um misto de ambas as coisas. Naturalmente que isso é uma mais-valia, não só para ao concelho como para a modalidade”, refere o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota.
A correr em “casa”, os ciclistas da equipa da Peçamodôvar/ Casa do Benfica de Almodôvar surgiam entre os principais favoritos à vitória final nas três categorias da prova mas não concretizaram nenhum dos títulos em disputa.
Três percursos
Com partida às 11 da manhã junto à Câmara de Almodôvar (onde também estava instalada a meta), o Campeonato Nacional de Masters em ciclismo teve três percursos:
Para as categorias de Masters 50 e 60, a prova teve 76,6 quilómetros, passando por Semblana, Dogueno, Corte Figueira Mendonça, pico do Mú e Corvatos;
Em Masters 40, o percurso teve 111,7 quilómetros, já que passou ainda pelo Santo Amaro, Azinhal e mais uma vez por Dogueno e Corvatos;
A prova mais longa foi para os Masters 30, que pedalaram por Semblana, Dogueno (três vezes), Corte Figueira Mendonça, pico do Mú, Corvatos (três vezes), Santo Amaro (duas vezes) e Azinhal (duas vezes), num total de 146,5 quilómetros.
Do Algarve, participaram as equipas do BTT Loulé / BPI, Clube BTT Conceição de Faro, Team ExtremoSul / CA Messines, G-Ride/Chão de Donas – Portimão, Team Casa Abilio Bike Shop/Nuc. Sport. V – Tavira e Team Guia FC – Albufeira.
Os resultados dos algarvios
Masters 30
1.º João Coelho (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
8.º David Caetanita (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
10.º Marco Nunes (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
15.º Hélio Ramos (Clube BTT Conceição de Faro)
Desistiram:
César Mestre (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
Pedro Lourenço (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
João Antunes (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
Nélson Madeira (Clube BTT Conceição de Faro)
Bruno Capela (Team Guia FC – Albufeira)
Hugo Conceição (Team Casa Abilio Bike Shop/Nuc. Sport. V – Tavira)
Masters 40
12.º Jacinto Neves (Team Extremosul / C A Messines)
23.º Pedro Dias (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
25.º Nélson Silva (Team Extremosul / C A Messines)
Desistiu Carlos Nobre (Clube BTT Conceição de Faro)
Masters 50
4.º António Apolo (Clube BTT Conceição de Faro)
5.º Amílcar Pato (G-Ride/ Chão de Donas – Portimão)
14.º Carlos Marques (Clube BTT Conceição de Faro)
Masters 60
2.º Carlos Cabrita (BTT Loulé / BPI)
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com Correio Alentejo





