Está a decorrer a segunda edição da Semana Aberta da Escola Profissional de Alte (EPA), entre os dias 12 e 16 de maio.
Esta iniciativa destina-se sobretudo aos alunos do 9º ano de escolaridade e tem como objetivo demonstrar as melhores práticas de cada um dos cursos promovidos pela escola, bem como as infraestruturas e equipamentos de ensino e investigação, associados a cada um dos cursos e às suas saídas profissionais.
Cada curso prepara diversas atividades de forma a possibilitar aos participantes uma maior proximidade e envolvimento com a capacidade inovadora, criativa e empreendedora que caracteriza os alunos da EPA.
No dia 16 de maio terá ainda lugar um seminário, que por sua vez é parte integrante de um projeto maior, designado “A Escola e a Comunidade”. Este projeto prevê a realização de um conjunto de estudos e ações subordinados a temáticas escolhidas anualmente, representativas da utilização dos recursos naturais regionais e também das potencialidades e dinâmicas socioeconómicas locais e regionais. Estas dinâmicas visam o envolvimento de toda a comunidade escolar, bem como do tecido socioeconómico envolvente. O projeto concretiza-se ao longo do ano letivo e os resultados são discutidos e apresentados no seminário final.
No presente ano letivo o recurso selecionado foi o figo, pelo que o seminário intitula-se “O valor do figo no Algarve – a cultura, os produtos e a comercialização” e terá lugar no dia 16 de maio.
Nos dois painéis que compõem o seminário estarão presentes representantes da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento
Por: EPA





