Faro

Faro e Tânger reforçam laços

A caminho de comemorarem 30 anos desde a data da assinatura do acordo de Geminação, as duas cidades preparam um novo impulso nesta cooperação

Acaba de chegar a Faro a comitiva da Câmara Municipal que se encontrou entre os dias 10 e 13 de Maio na cidade de Tânger, em contactos com diversas autoridades locais e representantes do meio empresarial. Liderada pelo Vice-Presidente Paulo Santos, a comitiva pôde reforçar os laços de amizade e cooperação que nos une à cidade capital da Região de Tânger e Tétouan desde Junho de 1985.

Em reunião com o Presidente do Município de Tânger, Sr. Fouad El Omari, que teve lugar na Câmara Local no dia 12, foram discutidas diversas matériasprioritárias na consolidação desta cooperação como a promoção turística, o domínio das políticas de proteção ambiental, a entreajuda entre estabelecimentos de ensino e formação especializada, a organização de missões empresariais e a aproximação entre ambas as universidades, em especial nos domínios do Mar.

Um dos temas abordados foi o das acessibilidades, nomeadamente as marítimas: Faro e Tânger tiveram nos anos 90 uma experiência de ligação marítima via ferry que se perdeu na incompreensão de muitos e numa conjuntura menos favorável. Hoje, com a eclosão de forças de atração significativas de turistas e fluxos comerciais, originárias nas duas margens do Mar, ambas as partes pensam que esta ligação pode fazer todo o sentido para transporte de passageiros e mercadorias.

Já em matéria cultural, desde a assinatura da geminação tem havido diversas iniciativas e visitas institucionais e de encontro de culturas, por via de várias deslocações de grupos etnográficos, artísticos e culturais, de ambos os países. A Autarquia de Faro manifestou junto do Presidente do Município de Tânger a sua vontade em reabilitar essa dinâmica, enquadrando-a numa estratégia concertada. Para Faro esta é, afinal, a vontade dos públicos. Bem expressa, aliás, no sucesso de eventos temáticos como os Arabian Days, cuja segunda edição arranca já em Junho de 2014 na Cidade Velha de Faro. Da mesma forma, Tânger e Faro estão já a preparar o estabelecimento de iniciativas conjuntas nas áreas do desporto.

Na área da educação e ciência, Faro assume o desígnio de aprofundar o relacionamento entre ambas as comunidades académicas em áreas de interesse mútuo como a Economia do Mar ou a Hotelaria, recorrendo para o efeito às boas relações que mantém com UAlg, EHTA e com associações do sector hoteleiro como a AHETA. Desta forma, Faro acredita que pode contribuir decisivamente para a melhoria das competências do Povo Tangerino em áreas tão importantes, quando a Região de Tânger e Tétouan encara um desenvolvimento exponencial da sua actividade turística e crescimentos económicos anuais da ordem dos 5%.

A caminho das comemorações do 30º Aniversário da geminação com a cidade de Tânger, Faro apresenta a sua predisposição em revitalizar a nossa relação, reafirmando o seu espírito de cooperação e o estatuto de interlocutor privilegiado na relação de Tânger com o Distrito de Faro. Na agenda está agora uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Faro, que encabeçará uma comitiva composta por empresários, agentes da cultura, do desporto, da ciência e do mundo universitário, que se irá realizar ainda este ano e marcará a assinatura de um entendimento conjunto que lançará o quadro da geminação que, em 2015, comemora 30 anos da sua assinatura, no dia 24 de Junho. Esta é, de resto, uma vontade já expressa pelo Presidente do Município de Tânger e pela Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Doutora Karima Benyaich, em reunião nos Paços do Concelho no passado dia 6 de Maio.

Nota: Representaram a Câmara Municipal de Faro o Vice-Presidente Paulo Santos e o Chefe de Gabinete do Presidente, Henrique Ascenso Gomes, que se deslocaram a Tânger integrados numa comitiva que incluía diversos dirigentes da AHETA, hoteleiros e empresários. O convite partiu do Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, Arq.º José Alberto Alegria, e do Conselho Regional de Turismo da Região de Tânger e Tétouan. A ambos o Município agradece, naturalmente, o convite, renovando a sua predisposição em revitalizar esta ligação a Tânger e reafirmando o seu espírito de cooperação e a vontade de afirmar um estatuto de interlocutor privilegiado na relação desta importante cidade do Norte de Marrocos com o Distrito de Faro.

Por: Município de Sagres

Categorias:Faro

PlanetAlgarve