O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), a Força Aérea Portuguesa e o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente (VTS), coordenou durante a manhã de hoje uma operação de evacuação médica de um tripulante, de nacionalidade russa e de 55 anos, que se encontrava inconsciente e com dificuldades respiratórias do navio mercante SEA EXPLORER. O navio, de bandeira de Chipre, encontrava-se a navegar 60 quilómetros a Sul de Faro.
Após aconselhamento do INEM CODU-Mar, foi solicitada evacuação urgente do tripulante com recurso a um meio aéreo.
Durante a operação de evacuação médica, foi empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, tendo havido a necessidade, em estreita articulação com o VTS, de divergir o navio para Norte, de forma a ir ao encontro da aeronave o mais rápido possível.
O helicóptero resgatou o tripulante pelas 12h48, transportando-o posteriormente para o aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, tendo sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, onde deu entrada às 15h16 com prognóstico reservado.
Por: Marinha
Categorias:Ocorrências



