Algarve

Universidade do Algarve homenageou António Rosa Mendes

Foram muitos os amigos e conhecidos que quiseram juntar-se à homenagem que a Universidade do Algarve prestou ao Professor Doutor António Rosa Mendes, no dia 21 de maio, data em que se comemorou o sexagésimo aniversário do seu nascimento.

Com estas comemorações, que tiveram início às 14h30, no Auditório Teresa Júdice Gamito, a UAlg pretendeu homenagear o homem e a sua obra, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento e do espírito crítico, promovendo valores como a liberdade individual e a luta contra a intolerância, quer no meio académico, quer na sociedade.

AS cerimónias foram presididas pelo reitor, professor doutor António Branco. O programa contemplou uma conferência sobre “A produção científica e cultural de António Rosa Mendes”, que teve como oradores Joaquim Romero de Magalhães, professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, José Esteves Pereira, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, José Eduardo Horta Correia, professor catedrático emérito da Universidade do Algarve, e Pedro Ferré, professor catedrático da Universidade do Algarve. No final da conferência, que brilhantemente deu a conhecer este Homem e a sua Obra, foi lançado o prémio nacional de ensaio histórico “António Rosa Mendes”, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Com um valor pecuniário de 10 mil euros, este prémio bienal destina-se a galardoar o melhor trabalho inédito, na modalidade de ensaio histórico,com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

Pelas 17h30 decorreu uma sessão solene de atribuição do nome de “António Rosa Mendes” à Biblioteca da Universidade do Algarve, que acolherá a biblioteca particular do Professor.

As cerimónias terminaram com a inauguração da Exposição “António Rosa Mendes: o Homem e a Obra”, que estará patente ao público até 31 de maio.

Recorde-se que António Rosa Mendes faleceu prematuramente no dia 4 de junho de 2013, deixando mais pobre esta comunidade académica.

Por: UAlg

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve