À semelhança dos anos anteriores, a Confraria do Bacchus de Albufeira organizou mais uma vez a Grande Mostra de Vinhos de Portugal – este ano a sexta edição – que decorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio, no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, onde se realizou também o Concurso de Vinhos 2014.
Albufeira foi, de novo, palco de mais um grande e prestigiado evento, quer no seio dos produtores e enólogos, quer dos apreciadores do Vinho Português, um dos mais bem sucedidos produtos nacionais para exportação.
Com a habitual entrada gratuita, este ano registaram-se mais de 8 mil visitantes para provar os diversos vinhos presentes na mostra pelos cerca de 60 produtores.
A mostra terminou com o jantar de entrega de prémios, durante o qual tiveram lugar as intervenções oficiais.
O presidente da Confraria do Bacchus de Albufeira, Carlos Oliveira, disse que “tivemos a visita de muitos portugueses e estrangeiros residentes aqui no Algarve. São apreciadores e conhecedores do vinho nacional. Tivemos também a presença de muitos profissionais. Espero que os produtores aqui presentes tenham gostado e sintam que tenham tido sucesso. Esta foi uma mostra não só de vinhos mas também de outros produtos. Em conversa com alguns dos produtores aqui presentes, alguns dos quais pequenos produtores, manifestaram a preocupação de não terem forma de escoar os seus produtos. Produtos de excelência, alguns produtos que têm sido valorizados no estrangeiro, têm sido medalhados e é uma pena que não consigam exportar. Outra pena que eu tenho é contactar com pessoas que nos visitaram, algumas delas estrangeiros a dizerem que nos seus países de origem não conseguem encontrar vinhos de Portugal. penso que há aqui qualquer coisa que não está a bater certo. Os políticos deviam fazer algo porque temos que valorizar aquilo que é nosso. Temos que vender estes produtos lá fora. É uma falha do nosso país”. A terminar, agradeceu a todos os parceiros públicos e privados na realização desta 6.ª mostra de vinhos.
O presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, considerou que “esta relação do vinho com a gastronomia tem que ser valorizada cada vez mais. Estamos aqui numa mostra de vinhos de todo o país mas eu quero aqui realçar aquilo que tem sido a participação e o grande sucesso dos produtores do Algarve, o seu empenho e a qualidade dos seus vinhos. O Algarve tem-se afirmado, nos últimos anos, como um território onde se chegou à conclusão que se podem produzir vinhos de qualidade. Esse é um esforço imenso daqueles que trabalham a vinha, daqueles que produzem, daqueles que comercializam. Portanto nós, na nossa função enquanto Turismo do Algarve, o que procuramos valorizar é precisamente este produto. O Turismo do Algarve não é só Sol e Praia. É também a complementaridade, a gastronomia e os nossos vinhos”.
José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia de Albufeira, falou na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Contraria do Bacchus de Albufeira, felicitando “a direção da confraria, na pessoa do seu presidente, pelo trabalho que desenvolveram na organização desta 6.ª mostra de vinhos”, felicitando igualmente “os confrades e as confreiras pelo trabalho que desenvolveram durante estes dias para pôr de pé este evento porque torna-se extremamente difícil organizar e trabalhar para que um evento deste tipo tenha sucesso, trabalhando em prol do produto nacional. Já foi aqui falado que muitas vezes nós não valorizamos aquilo que é nosso e esquecemo-nos que temos boas marcas de vinhos, de azeites e de queijos”. José Carlos Rolo felicitou ainda “os produtores e os expositores. Sem a sua adesão e o seu contributo, o sucesso destas 6 mostras não teria sido possível”.
Carlos Silva e Sousa disse sentir, “como presidente da Câmara Municipal de Albufeira, um grande orgulho nesta confraria que consegue uma organização com esta dimensão e, ao mesmo tempo, com um cunho muito especial. Temos aqui produtores de qualidade e, acima de tudo, produtos que se diferenciam. Isso é muito importante num mercado que, muitas das vezes, é um mercado feito e não há muitas oportunidades de se conhecer outros produtores. Albufeira é, por excelência, uma montra do mundo, estamos no concelho mais turístico de Portugal e ouvi dizer que este certame foi visitado por muitos estrangeiros. Espero que os hoteleiros e os empresários da restauração adiram àquilo que é nosso, com qualidade, porque nós, enquanto destino turístico que somos, temos que nos diferenciar cada vez mais com qualidade. Nós, portugueses, aquilo que fazemos, fazemos bem feito. Difícil neste certame e neste jantar é encontrar um vinho mau. Temos que fazer sempre melhor porque só assim é que vamos vencer”.
Este evento contou com os apoios da Câmara Municipal de Albufeira, Turismo do Algarve, APAL, AHETA e AHRESP, entre outras entidades.
Resultados do 2.º Concurso de Vinhos Nacionais, realizado no decorrer da VI Grande Mostra de Vinhos de Portugal
TINTOS
Excelência – AMEIAS Syrah 2013 (SIVIPA SA)
Ouro – Cem Reis 2012 (Herdade da Maroteira)
Prata – Quinta da Esperança Reserva 2011 (Encostas de Estremoz)
Bronze – Terras da Luz 2012 (Monte dos Correias)
BRANCOS
Ouro – Encostas de Favaios Branco (Adega Cooperativa de Favaios)
Prata – D. Berta Vinhas Velhas Reserva Branco Rabigato 2012 (H&F Verdelho Lda)
Bronze – Bridão Reserva Branco 2012 (Adega Cooperativa do Cartaxo)
ROSÉS
Ouro – Cabrita 2013 (Quinta da Vinha)
Prata – Vinha D’Ervideira 2013 (Ervideira)
Bronze – Amnésia (Monte Novo e Figueirinha)
LICOROSOS
Ouro – Moscatel de Setúbal (Venâncio da Costa Lima)
Prata – Vasquinho (Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito)
Bronze – Roxo 2010 (SIVIPA)
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Produtores inscritos na VI Grande Mostra de Vinhos de Portugal:
Adega do Cantor, Lda
Adega Cooperativa de Almeirim, CRL
Adega Cooperativa Cantanhede, CRL
Adega Cooperativa Cartaxo, CRL
Adega Cooperativa Covilhã, CRL
Adega Cooperativa de Favaios, CRL
Adega Cooperativa de Lagoa, CRL (Única)
Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, CRL
Adega Mayor
Altas Quintas
Caminhos Cruzados Lda
Casa das Buganvilias
Casal Branco Sociedade de Vinhos, SA
Casal da Fonte
Caves Solar de São Domingos
Charcutaria Serra da Estrela
Cooperativa Ag. Sto Isidro Pegões
Cultural Vinhos de Luiza Ferro
Encosta de Estremoz, Sociedade Agrícola Lda
Ervideira
Grande Porto, SA
H. & F. Verdelho, Lda
Herdade dos Coelheiros,SA
Herdade Jois do Sul
Herdade da Maroteira
Herdade dos Pimenteis
Herdade do Pinheiro – Soc Ag. Silvestre Ferreira
J. Portugal Ramos, SA
Monte do Além
Monte da Comenda
Monte da Ravasqueira
Monte dos Salicos
Noble Flavour
Paxá Wines
Quinta da Anta
Quinta dos Avidagos
Quinta dos Avós
Quinta do Barranco Longo, Lda
Quinta dos Correias
Quinta Folgorosa
Quinta dos Frades
Quinta do Francês
Quinta dos Garnachos
Quinta do Gomariz
Quinta Gradil
Quinta João Clara
Quinta da Malaca
Quinta da Vinha Cabrita
Sivipa, Lda
Sociedade Agrícola Herdade dos Lagos, Lda
Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha, Lda
Terrenus Veritae
Vale da Veiga
Venâncio da Costa Lima
Viniverde – Adega Cooperativa Ponte Barca
100 HECTARES
Categorias:Albufeira




