O projeto Refood chegou ao Algarve começando com um grupo pioneiro em Almancil. Ontem, dia 27 de maio de 2014, chegou a Quarteira. A Reunião Sementeira contou com sala cheia no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, com a presença do fundador do projeto, o norte-americano Hunter Halder, radicado há mais de 20 anos em Portugal, dando a conhecer a dinâmica e a estrutura do Refood e angariar voluntários para a constituição de equipas de trabalho, numa iniciativa aberta ao público em geral.
Alexandra Brito, do Refood Almancil, referiu que Hunter Halder estava a vir de Lisboa e chegaria com algum atraso, fazendo ela uma primeira apresentação do Refood, considerando-o “um projeto fantástico. Nós temos os desperdícios dos restaurantes que vão parar ao lixo, temos pessoas com dificuldades e só precisamos de fazer a ponte entre ambos. Portanto, achei esta ideia simples e quis implementá-la na zona de Almancil. No mês passado, foi feita lá uma Reunião Sementeira, da mesma forma que está a ser feita esta aqui em Quarteira, onde Hunter Halder esteve presente e fez a apresentação do projeto. Como o número de voluntários é reduzido para avançar, temos de crescer para localidades próximas a ver se temos mais voluntários porque este é um projeto 100% voluntário. Podemos ter vários apoios, designadamente da junta e da câmara, para funcionarmos mas o projeto é sustentável pelas pessoas. É um projeto de voluntariado. Se não tivermos pessoas, o projeto não tem capacidade para avançar. Estão aqui presentes várias pessoas do Refood Almancil e pretendemos, nesta reunião, angariar o maior número possível de voluntários”.
Alexandra Brito descreveu então o projeto: “Trata-se de um conceito muito simples. Os voluntários vão aos parceiros, às fontes de alimentos, fazer recolha. Os restaurantes, cafés e outros não têm qualquer despesa. Nós levamos as tupperwares e eles só têm que colocar lá as refeições que sobram, sem se comprometerem com o número de refeições. Dão o que têm o que sobrou, o que não foi à mesa. Os voluntários vão lá recolher para o Núcleo, que deverá estar equipado com frigoríficos e zona para acondicionar os alimentos. Depois, os voluntários fazem a preparação dos alimentos para os cabazes dos beneficiários que se deslocarão ao Núcleo para levantá-los”.
Alexandra Brito acrescentou ainda que o projeto Refood “no Algarve funcionará de forma diferente do que em Lisboa, onde existe bairros muito densamente povoados, ao contrário daqui, onde o povoamento é muito mais disperso. Então Hunter Halder criou o conceito micro regional. Daí, esta necessidade de avançar para localidades próximas no concelho. Esta ideia do micro regional consiste em ter um Núcleo central e depois ter Pólos. No exemplo do nosso concelho, podíamos integrar Loulé, Quarteira e Almancil. Um deles seria o Núcleo e depois teria dois Pólos. A escolha do Núcleo terá de se basear na proximidade ao local dos alimentos e no grupo maioritário de voluntários. Neste momento, só temos Quarteira e Almancil. Se houver aqui pessoas de Loulé, eu dou todo o apoio. É preciso criar uma equipa pioneira para fazermos o que já fizemos em Almancil e o que estamos a fazer aqui”. De facto, havia pessoas de Loulé presentes, as quais manifestaram a sua intenção em criar o Refood Loulé, tendo reunido no final com Hunter Halder com essa finalidade.
Acabado de chegar, Hunter Halder reforçaria a ideia já pré apresentada mas de uma forma que lhe é característica, com humor e informalidade: “A realidade em Quarteira é a mesma realidade em qualquer comunidade em todo o mundo: a comida preparada nos restaurantes, pastelarias, padarias, tascas, hotéis, supermercados é servida ou vendida mas, no fim do dia, há sempre qualquer coisa que não foi servida nem vendida e esta comida vai para o lixo todos os dias. É imensa comida em todo o lado que vai para o lixo e não é culpa dos estabelecimentos porque não têm alternativa. É esse o nosso trabalho, dizer que há alternativa. Podemos dizer que isto é um mal, o desperdício de comida em perfeitas condições. E ao lado deste mal existe outro, que é a insuficiência alimentar. Pessoas que não têm comida e que precisam para a sua vida e para as suas crianças. Á muitas razões para isso acontecer: o desemprego, as pensões miseráveis, o trabalho com ordenados que não chegam para pagar a renda, a luz e a água. Isto acontece nas mesmas comunidades onde a comida é deitada para o lixo. Então, nós identificamos estas pessoas em situação infeliz, depois fazemos a recolha de alimentos nos estabelecimentos para lhes entregar. De facto, é preciso muitas pessoas para resolver este problema. Cidadãos decididos a não deixar esta situação continuar. Cidadãos que possam disponibilizar 2 horas para dedicar a isto por amor ao mundo e à nossa comunidade. O objetivo é esse: parar com o desperdício alimentar e acabar com a fome nesta comunidade. Cada pessoa dá apenas 2 horas por semana. Criámos o modelo Refood exatamente nestes traços”.
Entrando na orgânica de um Núcleo, Hunter Halder adiantou serem necessários cerca de 240 voluntários, que doam 2 horas por semana, e 24 gestores, que tenham disponibilidade para doar 4 ou mais horas por semana. “Os gestores são pessoas que querem mudar o mundo na sua comunidade e podem dedicar pelo menos 4 horas por semana e às vezes mais para gerir o projeto. Pessoas com disponibilidade para darem 2 horas por semana não basta. É preciso gestores que possam dar mais horas, que contatem estabelecimentos, que contatem beneficiários, verificar se os frigoríficos estão na temperatura certa, verificar todas estas coisas. É necessário algumas pessoas que façam a gestão do projeto. Portanto, são precisos voluntários para recolher o excesso de comida que existe todos os dias e que pode ser doado, colocando nas nossas embalagens, sem nenhum custo para os estabelecimentos – isto, sem nenhuma pressão sobre eles. Dão o que sobrar, sem nenhuma obrigação – e depois doar às pessoas da nossa comunidade que precisam de um reforço alimentar”.
O projeto tem agendado para hoje mais uma Reunião Sementeira em Albufeira, pelas 19 horas, no Auditório Municipal de Albufeira.
Sobre o Refood
O projeto Refood é um esforço eco humanitário, 100% voluntário, efetuado para e pelos cidadãos ao nível micro-local, com o objetivo de acabar com a fome nas comunidades locais. Ao mesmo tempo, procura acabar com o desperdício de alimentos preparados, reforçando os laços comunitários locais.
O Refood pretende seguir esse caminho, essa causa, oferecendo uma estratégia de implementação, ao mesmo tempo, local e global.
Portanto, a existência de um Núcleo do projeto Refood em Quarteira só é possível com a boa vontade dos participantes, voluntários, fornecedores ou patrocinadores. Participe e ajude a concretizar este projeto na nossa cidade.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira




Cara Maria Sofia Miranda:
O PlanetAlgarve é um jornal online que divulga a informação. Deve contactar diretamente a Refood, se bem que em Quarteira o núcleo não chegou a ser formado por falta do número mínimo de inscritos. O mais perto é o Refood Almancil que pode contactar através do Facebook.
gostaria de trabalhar voluntaria, sou aux.accao medica e tenho formacao em geriatria e restauracao. 969632312-939396930 obrigada