Algarve

EB1 do Montenegro vence concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos da Escola” 2013/2014 da Algar

ALGAR incentiva as Escolas Algarvias a fazer a correta separação dos resíduos recicláveis com o concurso “Vamos dar vida aos resíduos”.

algar

A 2.ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, ano letivo de 2013/2014, promovido pela ALGAR, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, chegou ao fim e já tem Escola vencedora, EB1 do Montenegro.

A iniciativa, que voltou a contar com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), teve como destinatários os alunos do 2.º e 3.º e secundário de todas as escolas da região do Algarve.

Através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, a comunidade escolar criou planos para a gestão dos resíduos melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva. Surgiram equipas “Brigadas da Reciclagem”, cuja missão foi verificar se o destino final dos resíduos da escola era o adequado à sua valorização/ tratamento.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas participantes foram envolvida neste processo, algumas iniciativas incluíram a sensibilização dos moradores para que também estes utilizassem corretamente os ecopontos, inclusive os situados junto das mesmas.

Como incentivo à implementação dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas implementaram, a ALGAR e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Pilhões para a deposição das pilhas e acumuladores.

As Diretivas europeias e as orientações nacionais exigem uma atitude cívica mais responsável e fazem apelo especial às novas gerações. A recuperação e valorização dos resíduos é uma obrigação de todos nós – diz José Macário Correia Administrador da ALGAR.

O concurso contou com a adesão de 12 escolas (EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, Escola Secundária João Deus, EB2,3 Infante D. Fernando, EBI/JI Montenegro, EBI Joaquim Moreira, EBI Alcoutim, EBS da Bemposta, EB2,3 Rio Arade, EB2,3 Prof. João Cónim, E. B.  2,3 Professor Paula Nogueira, Colégio do Alto e EB2,3 Sto António), abrangendo uma população de 5045 alunos.

Os resultados obtidos foram fantásticos, após 5 meses de intensivos trabalhos, contabilizaram-se 24.642 kg de resíduos recicláveis corretamente separados e encaminhados para valorização via reciclagem.

Comparativamente com a 1.ª edição deste concurso, a ALGAR verificou um aumento das quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 10%.

A escola vencedora desta edição, que apresentou o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 6035 kg de resíduos, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, como reconhecimento pelo mérito alcançado, vai receber um computador última geração para a escola.

Todos os participantes da escola para que não se esqueçam que o seu papel é fundamental na continuação do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, vão receber Ecobags.

A ALGAR pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que se prevê que exista uma 3ª Edição do concurso no ano letivo 2014/2015, certamente com novidades.

O objetivo será continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos.

grafico

A ALGAR

A ALGAR é responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, em que se processam anualmente cerca de 3,7 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidos em 174 municípios, servindo mais de 60% da população portuguesa.

Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem da ALGAR

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve