O Ambiente é cada vez mais tema da ordem do dia, infelizmente não pelos melhores motivos, mas sim porque carece de atenção e cuidados reforçados.
Na semana em que se comemora o Dia do Ambiente, 5 de Junho, a Águas do Algarve, S.A. não poderia ficar alheia a esta importante celebração. Por este motivo, quer de forma independente, quer através da conjugação de esforços conjuntos com várias entidades da região, iremos estar presentes em vários concelhos da região algarvia, dinamizando várias ações de educação ambiental. Diretamente temos mais de 600 pessoasaquelas que estarão em contacto com as nossas atividades de sensibilização e educação em prol da defesa do meio ambiente.
Das várias atividades, destacamos o encerramento do Concurso Água Jovem 2014, cujo público-alvo foram os jovens que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico no Algarve, e que decorrerá em Lagos durante todo o dia 5 de Junho. Para além das várias atividades previstas com início às 10.00 horas na meia-praia de Lagos, teremos também uma exposição, com os trabalhos realizados no âmbito dos temas definidos para este ano: Água, Fonte de Vida, Património da Humanidade; Água e Agricultura Familiar; Uso eficiente da Água e Saneamento Básico; Água e a Arte do séc. XXI. O dia terminará com uma cerimónia de entrega de prémios no edifício dos Paços do Concelho Esta foi uma iniciativa que contou com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente, o Mundo Aquático SA (Zoomarine) a Câmara Municipal de Lagos, o Zoo de Lagos e o Grupo Hubel.
Estaremos ainda em Tavira e Loulé, na dinamização de várias atividades de educação ambiental com as várias escolas da região, conjuntamente com os respetivos municípios de Tavira e Loulé.
Não podemos deixar ainda de referir a visita especial que teremos na ETAR de Aljezur e Carrapateira, com cerca de meia centena de alunos do 8.º e 9.º ano, da Escola Secundária de Aljezur, que irão aprender um pouco mais acerca de como é efetuado o complexo tratamento dos esgotos antes destes serem devolvidos ao meio ambiente com a qualidade exigida pela legislação.
Por: Teresa Fernandes – Porta Voz da Águas do Algarve, S.A.




