VRSA

Conselho Mundial José Martí defende reformulação do projeto político Europeu

Vila Real de Santo António foi palco do em evento realizado pela primeira vez na Europa

A defesa dos valores da liberdade, as fragilidades do sistema capitalista e a necessidade de repensar o projeto Europeu dominaram a agenda de trabalhos da IX Reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, evento que, pela primeira vez na sua história, teve lugar na Europa, particularmente em VRSA.

Nas jornadas, que reuniram alguns dos mais influentes pensadores e académicos mundiais, Luís Gomes, presidente da Câmara Mundial de VRSA, foi homenageado pelo Conselho Mundial José Martí, tendo sido evocada «a vertente humanista e progressista do município» como razão para a atribuição do distintivo.

«Hoje a Europa está exclusivamente centrada na economia, mas necessita de voltar à política das pessoas, do humanismo, da cultura e da liberdade de pensamento, reativando o conceito de estado social. Estas são apenas algumas das razões por que necessitamos da autocrítica e de repensar as correntes de pensamento vigentes», nota Luís Gomes.

Entre os convidados esteve igualmente Francisco Zaragoza, ex-diretor geral da Unesco, que defendeu que a melhor forma de perpetuar os valores de José Martí está na «participação pública e na liberdade de expressão», colocando uma tónica crítica «no paradigma exclusivamente económico desenvolvido a partir dos anos 80».

As jornadas contaram igualmente com a presença de Frei Betto, que analisou o atual contexto da sociedade brasileira e criticou as mais recentes opções políticas, nomeadamente as despesas com as infraestruturas do Mundial 2016. «Estão a tomar-se opções erradas onde a acumulação privada do capital está a dominar as decisões políticas», notou.

Ex-assessor de Lula da Silva e um dos coordenadores do movimento «fome zero», Frei Betto centrou a sua intervenção numa crítica ao modelo neoliberalista que, considera, ser o responsável pela descontextualização histórica do tempo. «Fomos educados com a noção de que o tempo é história, mas a arma do neoliberalismo é precisamente essa descontextualização», notou.

O Conselho Mundial José Martí tem como missão coordenar todos os eventos que se destinem a homenagear o influente pensador, poeta, político e filósofo cubano José Martí, nascido há 160 anos, a 28 de janeiro de 1853.

De recordar que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, integrou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional em 2013.

José Julián Martí Pérez

Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895, ou Guerra Necessária. O seu pensamento transcendeu as fronteiras da sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Ficou também conhecido como «El apóstol».

José Martí foi o grande mártir da Independência de Cuba, em relação à Espanha. Além de poeta e pensador fecundo, demonstrou, desde jovem, inquietude cívica e simpatia pelas ideias revolucionárias que existiam entre os cubanos.

Por: Município de Vila Real de Santo António

Categorias:VRSA

PlanetAlgarve