A Fazenda do Cré acaba de conquistar uma Medalha de Ouro com o Licor de Alfarroba no 3.º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, que contou com 22 produtos em prova, oriundos de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira.
A Fazenda do Cré com o seu Licor de Alfarroba foi o produtor que venceu a categoria Licores à Base de aguardente de Figo.
O concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pelo CNEMA e pela Qualifica e está integrado na Feira Nacional de Agricultura do Ribatejo, em Santarém, e inclui concursos nacionais de vários produtos alimentares.
O Licor de Alfarroba da Fazenda do Cré é feito pelos processos tradicionais que se usavam antigamente na região do Algarve. É feito por maceração das Alfarrobas em Aguardente de Figo, durante cerca de 4 meses, em seguida é filtrado, depois é-lhe adicionado um xarope de açúcar e por fim aguarda-se cerca de 2 meses até a aguardente “casar” com o açúcar. Só nesta altura, cerca de 6 meses após iniciado o processo, é que o Licor está pronto para ser engarrafado.
Este Licor encontra-se à venda em lojas no Algarve, feiras de artesanato ou mercados Gourmet, mas a marca pretende expandir-se para outras zonas do país e outras lojas dedicadas a este tipo de produto. Os mercados internacionais são também uma aposta da empresa, nomeadamente o mercado europeu.
Os Licores da Fazenda do Cré já receberam medalhas em outras edições deste concurso, nomeadamente o Licor de Poejo, com a Medalha de Prata em 2012, o Licor de Medronho, Medalha de Prata em 2013 e a Cremosa (Licor de Medronho e mel) com uma Medalha de Ouro também em 2013.
De acordo com Ana Lã, Proprietária da Fazenda do Cré, “estes prémios vêm coroar o trabalho que temos vindo a realizar no sentido de melhorar cada vez mais os nossos produtos, ao mesmo tempo que nos dedicamos à inovação através da criação de novos aromas”.
PVP:
Garrafa de 500ml – 15 €
Garrafa de 200ml – 10 €
Sobre a Fazenda do Cré
A Fazenda do Cré ganhou o nome por possuir nos seus terrenos Cré. O cré consiste numa rocha sedimentar esbranquiçada, macia, de grão fino, constituída por carbonato de cálcio (CaCO3), extensivamente explorada em pedreiras para uso no cimento, cal e argamassa e ainda para o fabrico de cosméticos e pastas dentífricas. A Fazenda do Cré é uma quinta com 4,5 hectares que pertence à família Lã desde 1930. Ana Lã, proprietária do espaço, depois de se mudar para a quinta, recuperou a casa existente, transformando-a em espaço para turismo, e recomeçou a produção de licores a partir do que aprendeu com a sua avó: primeiro o Licor de Alfarroba e o de Canela, seguiram-se os de Erva-Doce, Alecrim, Funcho e Orégãos. Mais tarde os de Figo, Amêndoa e Poejo. O Licor de Menta e Limão foi criado a partir de ideias dos seus clientes, que sugeriram um aroma mais fresco para o Verão. Os aromas mais recentes são os de Medronho e de Tangerina.
Por: LXHub
Nota da Redação: A Fazenda do Cré fica localizada na Murteira de Cima – Moncarapacho (EN125 ao Km123, entre Alfandanga (Km122) e Livramento (Km124), junto à vila piscatória da Fuzeta)
Categorias:Olhão





