AGENDA

Sarau Instável em Silves homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen com Tertúlia e Recital | 12 de junho

A Biblioteca Municipal de Silves apresente no próximo dia 12 de junho, pelas 21h30, mais um Sarau Instável, desta vez dedicado a homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das maiores escritoras do século XX português, falecida há dez anos, cuja inquietação serena, exigência e visão do mundo marcaram a literatura e cultura nacionais.

banner

A tertúlia revisitará a sua obra e percurso, sem esquecer as ligações ao Algarve, e terá como convidados especiais o reconhecido José Manuel dos Santos, atual diretor cultural da Fundação EDP (e orador oficial da cerimónia, com honras de Estado, de trasladação dos restos mortais da poetisa para o Panteão Nacional a 2 de julho próximo), e a conceituada professora catedrática Annabela Rita, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Além do debate informal, haverá um recital pelo reputado ator e encenador Diogo Dória, que estará pela primeira vez em Silves (presença habitual em filmes de Manoel de Oliveira, mas também já dirigido por realizadores como José Fonseca e Costa, João Botelho, João Canijo, Raoul Ruiz, Wim Wenders, entre outros).

José Manuel dos Santos, a propósito de Sophia, escreveu em novembro de 2013 no jornal Público: “Não são os poetas que precisam de nós. Somos nós que precisamos deles e das suas palavras de vida e de morte. Somos nós que necessitamos das suas acusações e das suas celebrações, das cóleras e dos êxtases, dos anátemas e dos louvores, das profanações e das sagrações. Somos nós que necessitamos desse voo da voz, dessa veemência da vida, desse fogo da fronte. Nos grandes poemas dos grandes poetas, o mundo – ou a sua recusa – está perante nós e ficamos à altura da sua altura”.

Sophia de Mello Breyner, nascida no Porto em 1919, foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa (Prémio Camões), em 1999, tendo produzido uma significativa obra que passa pela poesia, teatro, ensaio e ficção.

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais sobre este Sarau Instável.

A entrada é livre.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve