A APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé esteve no campeonato nacional de Duplo mini trampolim e, mais uma vez, os seus ginastas brilharam. Apresentando-se com uma comitiva de dezasseis ginastas apurados, a APAGL mostrou estar entre os melhores a competir pelas medalhas. Os resultados falam por si.
Três campeões nacionais individuais, sendo eles Gonçalo Martins, Joana Brás e Mariana Horta, duas equipas campeãs nacionais (Júnior Elite Feminina e Sénior Elite Masculina), constituídas por Sofia Correia, Mafalda Brás, Débora Gonçalves, André Fernandes, Marco Laginha e Márcio Correia. Subiram também ao pódio, Sofia Correia medalha de bronze no escalão Elite e duas equipas também em terceiro lugar, constituídas por Gonçalo Martins, Daniel Cavaco, Gabriel Avó, Tatiana Correia, Mariana Aniceto e Mariana Horta.
Estiveram ainda presentes Mariana Catarino e Vasco Raminhos.
Para além dos ginastas, a comitiva foi ainda composta pelos técnicos (Pedro Fernandes, Marco Gonçalves, Bruno Brito e Fátima Aniceto) e os pais dos atletas.
Campeonato Nacional Trampolim
Na prova rainha nacional em que se disputa os lugares cimeiros da modalidade olímpica, a APAGL esteve mais uma vez à altura dos melhores.
Numa competição onde todos os clubes querem mostrar o que valem, os ginastas algarvios mostraram que são bons. Joana Brás e Gonçalo Martins são campeões nacionais, Sofia Correia vice-campeã nacional no escalão Elite Júnior, enquanto que Luís Afonso e Mariana Aniceto subiram ao pódio em terceiro lugar.
No trampolim sincronizado, foram conquistados dois terceiros lugares com Luís Afonso/Tiago Romão e Débora Gonçalves/Beatriz Peng e um segundo lugar com Mafalda Brás/Sofia Correia.
Participaram ainda Gabriel Avó, Mariana Horta, Lillas Poting, Mariana Catarino e Marco Laginha.
De salientar que o ginasta Marco Laginha conseguiu os mínimos para ingressar o escalão Elite Sénior de trampolins, colocando-o no grupo mais alto de selecionáveis para a seleção nacional da modalidade olímpica.
Campeonato Nacional Acrobática
Numa modalidade em que a presença nos Nacionais é bastante difícil, e atendendo que os nossos pares são jovens mas com uma excelente linha progressiva, a APAGL foi ao nacional de Acrobática com dois pares Iniciados, Mariana Afonso e Rafaela Coelho e Mariana Rosário e Rita Ascenção, que executaram os seus esquemas sem falhas, obtiveram uns dignos 17.º e 21.º.
O trio júnior constituído por Rita Nascimento, Cláudia Martins e Ana Canhestro que, mesmo com uma ginasta lesionada a dedicar todo o seu suor à modalidade, conseguiu, no escalão considerado o mais competitivo de todos, um 15.º lugar. Ginastas e treinadores (Elsa Silva, Lígia Silva, Pedro Fernandes e Micaela Correia) representaram dignamente a APAGL e o Concelho.
Por: Município de Loulé








