Turismo

Bienal de Turismo de Natureza apresentada na Fortaleza de Sagres (19 fotos)

A apresentação oficial da Bienal de Turismo de Natureza realizou-se, no passado dia 2 de junho, no Auditório da Fortaleza de Sagres. A abertura deste evento esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares. A apresentação da iniciativa contou com a presença de Francisco Gomes da Silva, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Desidério Silva, do Turismo do Algarve, Jorge Botelho da AMAL e Aura Fraga da Associação Vicentina.

Este evento pretende ser a maior feira a sul dedicada ao produto turístico de natureza, responsável por cerca de 22 milhões de viagens por ano na Europa.

O projeto de cooperação transnacional “Bienal de Turismo de Natureza” financiado pelo ProDeR, resulta de uma parceria transnacional constituída pelo GAL ADERE – Coordenador, representado pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, GAL Algarve Interior Central, representado pela Associação In Loco e GAL Terras do Baixo Guadiana, representado pela Associação Terras do Baixo Guadiana, em parceria transnacional com os GAL Pelion Development Company SA (Grécia) e Andanatura – Fundacion Espacios Naturales de Andalucia (Espanha). O projeto conta ainda com o apoio do Município de Aljezur, Região de Turismo do Algarve e Associação de Turismo do Algarve.

O Turismo de natureza é um produto turístico emergente, claramente em ascensão, que carece de estruturação e especialização, fundamental para reduzir a sazonalidade turística e as assimetrias socioeconómicos regionais do Algarve.

Pretende-se que a “Bienal de Turismo de Natureza Algarve 2014“ seja o grande momento de afirmação do potencial natural e autêntico do Algarve. Visa contribuir para colocar a região na rota do Turismo de Natureza, como destino turístico europeu, uma vez que possui condições naturais únicas para a prática do pedestrianismo, cicloturismo, observação de aves, náutica, mergulho, assim como nas componentes de conservação da natureza, identidade cultural e gastronomia, assente em produtos locais. Pretende ainda ser uma mostra da oferta turística existente, promover a troca de experiências entre atores regionais, nacionais e internacionais e contribuir para lançar o debate no sentido de um consenso e compromisso regional de, em cooperação, lançar pontes para o desenvolvimento e para a estruturação do Turismo de Natureza no Algarve.

Por: Município de Vila do Bispo

Categorias:Turismo, Vila do Bispo

PlanetAlgarve