O Projeto “Truck Meat – Unidade Móvel de Abate” venceu no dia 6 de junho o prémio INOVA 2014 de melhor projeto nacional na categoria de negócio.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, onde esteve a equipa da Escola Profissional de Alte, constituída pela Professora Alexandra Pestana e pelos promotores do projeto, Tiago Faísca e Marcelo Quintino, alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar.
Este projeto visa dar resposta à inexistência de matadouros na região do Algarve, contudo o serviço de abate animal prestado pelo projeto abrange também a região do Alentejo. Trata-se de um veículo pesado equipado com os equipamentos e materiais necessários ao abate de animais. Prestar um serviço de qualidade ao domicílio é uma prioridade do Truck Meat, respeitando toda a legislação nacional e comunitária no que diz respeito ao bem-estar animal, boas práticas no abate animal e ainda no controlo da qualidade do produto obtido. O Truck Meat consegue chegar a qualquer lugar das regiões mencionadas, dando assim resposta à impossibilidade de alguns produtores de gado transportarem animais para os matadouros.
Os promotores estruturaram toda a unidade móvel de modo a respeitar a legislação e as boas práticas alimentares. Este é um projeto que não só é inovador em Portugal como também inovador em todo o mundo, pois toda a estrutura da unidade foi melhorada em comparação a modelos existentes noutros países. Matadouros móveis são já uma realidade em países como Alemanha, Inglaterra e América, contudo os promotores melhoraram toda a estrutura, processo de abate, gestão de resíduos e ainda a rastreabilidade de produtos.
O INOVA! é um concurso de ideias, que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais. O objetivo é estimular os jovens a desenvolverem ideias criativas que constituam uma solução para qualquer necessidade ou problema e que possam traduzir-se em projetos inovadores nas mais variadas áreas: científica e tecnológica, empresarial, social, ambiental, entre outras.
As entidades promotoras deste concurso são:
-Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP)
-Banco de Inovação Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (BIS – SCML)
-Direção-Geral da Educação (DGE)
-Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)
-Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI)
-Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ)
Por: Escola Profissional de Alte
Categorias:Loulé





