Algarve

Mundial e Europeu de Optimist | Quatro Algarvios apurados

Quatro atletas de clubes de vela algarvios apuraram-se para o Mundial (1) e Europeu (3) da Classe Optimist. O ‘Ranking’ de Selecção para Provas Internacionais de Optimist ficou estabelecido após a realização da Prova Final de Selecção da Classe Optimist, que decorreu em Sesimbra, de 6 a 9 de Junho. Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) apurou-se para o Mundial com um brilhante 2.º lugar em Sesimbra. Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) fizeram 1.º e 2.º lugares femininos em Sesimbra e apuraram-se para o Europeu, juntamente com Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos).

Um terço (20) dos velejadores elegíveis (61) para a Prova Final de Selecção da Classe Optimist eram de clubes algarvios (5). Esta prova contou para definir o ‘ranking’ final de selecção para as provas internacionais de Optimist. Os 5 primeiros lugares no ‘ranking’ garantiram acesso ao Mundial, que vai ser disputado em San Isidro, Argentina, de 20 a 31 de Outubro. O ranking apurou mais 7 velejadores (os 4 melhores rapazes e as 3 melhores raparigas a seguir) para o Europeu, a disputar em Dun Laoghaire, República da Irlanda, de 12 a 20 de Julho.

Daniela Miranda (ANGuadiana), recentemente ‘coroada’ Campeã de Portugal Juvenil 2014 (em Portimão) e Beatriz Gago, bi-campeã nacional Infantil e 3.ª classificada no campeonato de juvenis deste ano (o seu primeiro ano neste escalão etário) apresentaram-se como favoritas neste campeonato e cumpriram. Daniela apurou-se com um forte 9.º lugar no ‘ranking’, após concluir a prova de selecção no 12.º posto da geral, 1.º lugar feminino. Beatriz Gago foi a segunda melhor na classificação feminina, 20.ª na geral, e apurou-se como segunda melhor rapariga, 16.ª no ‘ranking’ final.

Afonso Rodrigues (GCNFaro) realizou uma prova notável em Sesimbra. Terminou em 2.º na geral, atrás do fora de série João Bolina (Clube de Vela do Barreiro), que venceu 5 das 7 regatas disputadas. O jovem velejador de Faro obteve em Sesimbra um dos seus melhores resultados da época e conquistou o 4.º lugar no ranking final, com acesso directo ao Mundial da Classe Optimist. Manuel Fortunato (CVLagos, campeão nacional infantil 2012) foi 11.º em Sesimbra e qualificou-se para o Europeu com o 8.º lugar no ‘ranking’ final.

Referência ainda para André Serra (bi-vice-campeão Juvenil 2013 e 2014), que se apurou para o Mundial de Optimist com um 3.º lugar no ‘ranking’ final de selecção. André fez a sua formação e primeiros anos de competição no Clube Naval de Portimão e Clube de Vela de Lagos. Mudou-se em 2013 para a Grande Lisboa e agora representa o Clube de Vela de Cascais.

Resultados Algarvios na Prova Final de Selecção (+ranking)

Associação Naval do Guadiana

Daniela Miranda – 12.ª na prova (1.ª feminina), 9.ª ranking (apurada)

João Revés – 36.º na prova, 30.º no ranking

Diogo Malheiro – DNC, 57.º no ranking

Tomás Guerreiro – 22.º na prova, 31.º no ranking

João Abrantes – 24.º na prova, 33.º no ranking

Vasco Benjamim – 52.º na prova, 54.º no ranking

Ginásio Clube Naval de Faro

Afonso Rodrigues – 2.º na prova, 4.º no ranking (apurado)

Martim Sancho – 40.º na prova, 22.º no ranking

Cristóvão Gonçalves – 32.º na prova, 43.º no ranking

João Vargues – 27.º na prova, 38.º no ranking

Inês Carriço – 56.ª na prova, 50.ª no ranking

André Granadeiro – 59.º na prova, 58.º no ranking

Clube de Vela de Lagos

Manuel Fortunato – 11.º na prova, 8.º no ranking (apurado)

Tomás Quitéria – 35.º na prova, 23.º no ranking

Mariana Viegas – 53.ª na prova, 51.ª no ranking

David Sousa – 51.º na prova, 49.º no ranking

Clube Naval de Portimão

Rodrigo Correia – 19.º na prova, 14.º no ranking

Beatriz Gago – 20.ª na prova (2.ª feminina), 16.ª ranking (apurada)

Nino Koetsier – 49.º na prova, 52.º no ranking

Clube Náutico de Tavira

Afonso Ruas – 16.º na prova, 21.º no ranking

Portugueses Apurados para as Provas Internacionais de Optimist

Mundial (Argentina – Outubro, 20-31)

João Bolina (Clube de Vela do Barreiro)

Manuel Ramos (Clube de Vela do Barreiro)

André Serra (Clube Naval de Cascais)

Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro)

Tomás Barreto (Clube Naval de Cascais)

Europeu (Rep. Irlanda – Julho, 12-20)

Alex Baptista (Clube de Vela da Costa Nova)

Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos)

Francisco Mourão (Sport Algés e Dafundo)

Francisco Fráguas (Clube Naval de Sesimbra)

Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana)

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão)

Inês Mateus (Clube Naval de Sesimbra)

Por: Paulo Marcelino – Swell-Algarve

Categorias:Algarve, Desporto

PlanetAlgarve