AGENDA

“Vamos aprender a moral da história” | Livro de Alda Teixeira e Carlos Rocha apresentado na Biblioteca Municipal de Silves | 14 de junho

A obra “Vamos aprender a moral da história”, de Aida Teixeira e Carlos Rocha, será apresentada na Biblioteca Municipal de Silves (BMS), no dia 14 de junho, pelas 15h30. Esta apresentação integra-se na rubrica regular “Aqui há sábado”, para pais e filhos, sendo esta a primeira vez que a BMS promoverá a apresentação de uma obra de banda desenhada de autores residentes no Algarve.

A história deverá ser descoberta por todos os leitores, já que os autores apenas revelam que a história «foi fruto da imaginação da mãe e desenhos da filha, a que um amigo depois se juntou». O álbum é editado pela Kingpin.

Esta actividade não necessita de inscrição prévia e é destinada a crianças dos 5 aos 10 anos e seus pais.

Recordamos que esta actividade se insere na rubrica regular “Aqui há sábado”, que desde o início do ano oferece experiências diferentes de promoção de leitura (desde a tradicional hora do conto, seguida de workshops de pintura, colagem, recorte e escultura dinamizados pela equipa da Biblioteca e convidados, a histórias dramatizadas por colegas de outros sectores, a histórias transformadas em massagens e música, por Mara Guerreiro) e de desenvolvimento do espírito crítico desde a mais tenra idade, com um ciclo de sessões de Filosofia Prática pelo Grupo Enteléquia.

Para mais informações, deverá ser contatada a BMS através do telefone 282 442 112 e do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Os Autores

AIDA TEIXEIRA, advogada de profissão e contadora de histórias por opção, escreveu este livro, baseando-se nas personagens que a sua filha Sofia Amado, na altura com seis anos criava desenhando, para que a mãe à noite pegasse nessas personagens e lhe contasse uma curta história de 5 minutos, que a embalava antes do sono.

CARLOS ROCHA nasceu em Angola em 1974, mas naturalizou-se português. Em Olhão fixou residência, e por volta dos quinze anos fez a sua primeiríssima banda desenhada, inicialmente apenas por puro entretenimento, e desde então nunca mais parou. Iniciou os estudos em Olhão, concluindo-os em Faro.

Produziu várias ilustrações para a Junta de Freguesia de Olhão. Em 2006 criou ilustrações de temática etnográfica para “Centre de Recherches de Toulouse” (França), ano em que colaborou com a PSP de Faro no âmbito do projeto de prevenção rodoviária com o álbum “O Passeio da Inês”.

Participou em fanzines, como o “Bedelho Fanzine”, “Terminal”, “Cincinato”, entre outros. Em jornais colaborou com o “Algarve Região”, “Barlavento”, “Mundo Universitário”, etc. Já expôs individual e coletivamente. Em 2004 foi um dos Convidados Especiais da Tertúlia de Banda Desenhada de Lisboa organizada por Geraldes Lino. No ano de 2009, no mês de Maio, foi publicada a sua história “O Maior de Todos os Tesouros”, pela Coleção Toupeira, uma iniciativa da Bedeteca de Beja. Foi nesse ano e mês, no dia 31, que fez, até então, a afirmação da sua vida, ao dizer: “Eu vou ser um dos MAIORES nomes da banda desenhada portuguesa”.

Mais informações acerca do ilustrador podem ser encontradas em https://www.facebook.com/pages/Guga-Cia/408421879269182?ref=hl.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve