AGENDA

Verão em Tavira: Cultura e arte para todos

O “Verão em Tavira” é um programa que responde aos interesses da população residente e à procura de oferta cultural por parte de milhares de pessoas de muitas nacionalidades que visitam Tavira nas suas férias. É, também, uma oportunidade anual para mostrar e conhecer a cultura portuguesa nas suas diversas formas de expressão, um programa multidisciplinar, aberto a outras culturas, onde o divertimento e lazer se harmonizam com o acesso ao conhecimento e enriquecimento pessoal.

verao_tvr

Entre julho e setembro estão à disposição de todos, teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, visitas ao património monumental, folclore, desporto, feiras temáticas do livro, gastronomia, antiguidades e velharias, ofícios… Uma oferta para todos os gostos e idades, com participação dos agentes culturais regionais e concelhios.

De 01 a 13 de julho realiza-se a X edição do “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua” que animará praças e largos da cidade, com os espanhóis Deabru Beltzak e representação “Tambores de Fogo” (dia 01), a que se seguem a Companhia Maravilla Teatro y Musica (dia 02), os Ytuquepintas (03 e 04) Capitan Maravilla (05 e 06), o regresso a Tavira dos catalães Circ Panic (dia 07), Max Calaf da Grã Bretanha (dia 08), os portugueses Teatro ao Largo (dia 09), Músicas no Ar (dia 10), “Ao luar Teatro(dia 11) e a Armação do Artista (dias 12 e 13).

“Jazz no Palácio” decorre, na segunda quinzena de julho, como é habitual, no terraço do Palácio da Galeria, com um programa aliciante que incluirá três prometedores concertos: Desidério Lázaro em sexteto (dia 24), a voz premiada em Montreux de Maria Mendes (dia 25) e o Quarteto do Hot Club de Portugal com Sara Serpa (dia 26).

Uma presença forte de concertos de música portuguesa e da lusofonia ocorre, no parque do Palácio da Galeria, com António Zambujo (17 de Julho),Mayra Andrade (14 de Agosto) e Naifa com os Dead Combo (21 de Agosto).

A Praça da República e o Jardim do Coreto contam todas as semanas de verão com uma programação variada: filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, ópera, danças de salão, tango e muitas outras novidades.

Na segunda quinzena de julho e primeira de agosto mantem-se, no Convento do Carmo, as sempre apreciadas Mostras de Cinema Europeu e Não-europeu, organizadas pelo Cineclube de Tavira.

No Museu Municipal de Tavira em simultâneo cinco exposições.

No Palácio da Galeria “Memória e Futuro” e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, no Núcleo Islâmico “Tavira Islâmica” e a exposição das escolas da cidade ‘(Re)criar a época islâmica’”. No Quartel da Atalaia o público pode visitar, até 31 de agosto, a importante e didática exposição que assinala o 40º aniversário da Revolução de Abril “Liberdade e coerência cívica- o exemplo de Ernesto Melo Antunes- na Historia Contemporânea Portuguesa”.

O Museu Municipal de Tavira dinamiza, mensalmente, os “Passeios e comeres da Dieta Mediterrânica” sobre os mariscadores (julho), a alfarroba e amêndoa (agosto) e a vinha e o vinho (setembro), bem como os “Passeios na História de Tavira” dedicados ao património artístico-monumental, sendo a Igreja de Nossa Senhora do Carmo visitada a 05 de julho.

As Feiras do Livro (18 a 31 de julho), dos Ofícios (06 a 14 de agosto), de Antiguidades e Velharias (16 a 26 de agosto) e dos Stocks (28 a 31 de agosto) mantêm-se, como nos anos transatos, junto ao rio.

E em setembro chegará … a II Feira da Dieta Mediterrânica.

Após o sucesso da primeira edição e para festejar a inscrição da Dieta Mediterrânica pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, ocorrida a 04 de Dezembro de 2013, em Baku, surge de 05 a 07 de setembro, em Tavira, a II Feira da Dieta Mediterrânica, com presenças institucionais, mercado de produtores, atividades gastronómicas e oficinas de cozinha, provas de azeites e vinhos, música mediterrânica, estilos de vida saudáveis, aconselhamento e prevenção de doenças cardiovasculares e nutricional, seminários, exposições, cicloturismo, jogos tradicionais, visitas guiadas e passeios ao património, entre outros motivos de interesse… A guitarra portuguesa de Luísa Amaro, o cavaquinho de Júlio Pereira e outros sons do sul estarão nesta festa de celebração da cultura mediterrânica.

Durante todo o verão haverá nas piscatórias Santa Luzia e Cabanas e restantes freguesias e localidades, diversas festas tradicionais, festivais de folclore, mercados com muita animação.

A informação detalhada estará disponível no folheto de divulgação geral.

Por: Município de Tavira

Categorias:AGENDA, Tavira

PlanetAlgarve