Quando olhamos para as instituições que trabalham com a deficiência, tantas vezes pensamos nos pobrezinhos cujas capacidades estão debilitadas e que pouco conseguem fazer ou produzir…
Mas quando conhecemos a realidade, por vezes somos surpreendidos pelos actos destas pessoas. É verdade que não podemos olhá-los com a mesma expectativa, com a mesma exigência que temos para com as pessoas em total poder do seu potencial, mas se tivermos a capacidade de filtrar e de olhar para o essencial descobrimos que afinal somos nós que temos de crescer e abraçar a vida como muitas destas pessoas o fazem… uns reconhecem, outros não, as suas limitações, mas isso nunca os faz desistir, persistentemente lutam no dia a dia e vão ultrapassando obstáculos, dificuldades, barreiras… e o mais engraçado é que quase sempre com um sorriso genuíno nos lábios.
Hoje gostava de vos falar de um projecto em verdadeiro crescendo, muito revelador de que os limites estão apenas na nossa mente…
A AAPACDM – Associação Algarvia de Pai s e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, deu início em 2012 a um projecto, não inédito, mas pouco comum na sociedade portuguesa. Criou uma classe de ginástica, apostou nos seus jovens, alguns deles já trintões e iniciou um projecto gímnico para pessoas com deficiência. Esse ano foi a criação das bases, dos alicerces, das regras, das rotinas, que solidificaram a actividade. Mas logo em 2013, lançou-se à aventura e apostou seriamente neste projecto. Foi, sem dúvida, um ano de protagonismo da AAPACDM na ginástica nacional, com o apoio do projecto Ginástica Solidária promovido pela Federação de Ginástica de Portugal e seus patrocinadores, participou no PortugalGym em Guimarães, sendo seleccionada para a Gala Professor Reis Pinto que destaca as melhores classes nacionais, culminando o ano a ser premiada como a melhor classe de ginástica na vertente da Ginástica Solidária.
Mas não ficou por aqui e, ainda em 2013, com o apoio do Município de Faro, lançou um festival gímnico único e especial, onde atletas da ginástica e da dança, com e sem deficiência se encontram e demonstram as suas qualidades. Deu-lhe o nome de
Ginástica com Todos, pois é isso mesmo que pretende ser, um festival em que todos, independentemente das suas características, demonstram as suas capacidades gímnicas e rítmicas.
Após um ano tão movimentado, não seria expectável que 2014 fosse ainda mais revelador das capacidades e ambições desta Associação na implementação deste projecto. A classe de ginástica já percorre o país pisando palcos gímnicos de relevo: voltou ao PortugalGym, desta vez na Maia onde novamente foi seleccionada para a Gala Professor Reis Pinto; foi a Lisboa a convite do Sporting Clube de Portugal, participando e encantando na Sportinguiada; no Algarve passou por Silves, por Albufeira e como não podia deixar de ser, organizou em Faro a II edição do Festival Ginástica com Todos, que ultrapassou o êxito da primeira edição, quer em número de participantes, quer na dimensão nacional, pois teve classes em representação de todo o país.
Mas voltou a inovar, voltou a ser líder na inclusão desportiva de pessoas com deficiência concebendo algo completamente inédito: desenvolveu a ideia da criação de um escalão próprio para a deficiência intelectual na modalidade de ginástica acrobática. Estabeleceu uma parceria com a Associação de Ginástica do Algarve, pediu apoio ao Instituto Nacional de Reabilitação e ao Município de Faro e juntos promoveram pela primeira vez um torneio que permitiu incluir pessoas com deficiência num quadro competitivo formal de acrobática.
Tem sido realmente uma aposta de êxito da AAPACDM, a sua Classe de Ginástica encanta e maravilha por onde passa. Na organização, promoção e desenvolvimento de actividades de inclusão desportiva, tem sido pioneira.
Tudo isto numa modalidade cuja natureza e máxima é a perfeição, a exactidão do movimento, a arte do corpo, a demonstração do esplendor, ultrapassando os limites do que a imaginação achava possível.
Mas 2014 ainda não terminou e a AAPACDM irá participar, no dia 26 de julho, no II AlgarveGym, no Fórum Algarve em Faro. Esta será a oportunidade de ver ao vivo estes brilhantes atletas, quem sabe até, conhecer melhor uma Associação que tem 45 anos a servir a deficiência intelectual e que agora se impõe como líder na inclusão desportiva gímnica nacional e já sonha em atingir palcos internacionais.
Por: A Direção da AAPACDM



