Nesta próxima sexta-feira, 8 de agosto, pelas 21h00, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé mais uma sessão do Ciclo “Antes e depois para Amanhã”, que contará com a presença da Embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil e que integra o novo quadro diplomático da UE.
A Embaixadora Ana Paula Zacarias tem fortes raízes em Loulé, terra dos pais e avós, e vai ser apresentada pelo professor da Universidade do Algarve, João Albino Matos da Silva. A moderação vai estar a cargo do antigo eurodeputado e presidente da Câmara de Loulé, Joaquim Vairinhos.
A embaixadora falará da ligação União Europeia-Brasil no contexto geopolítico, da parceria estratégica e das relações económicas UE-Brasil, e do papel de Portugal neste quadro que se junta às tradicionais relações bilaterais. A União Europeia mantém com o Brasil uma parceria estratégica, estabelecida durante a Presidência Portuguesa da UE em 2007, sendo hoje o Brasil um parceiro central para a União e na cena internacional.
Ana Paula Zacarias assume, desde 2011, a chefia da Representação da União Europeia em Brasília, na primeira rotação no âmbito do novo corpo diplomático europeu criado pelo Tratado de Lisboa e ao qual acedeu por concurso público internacional. No momento em que entrou para a carreira diplomática europeia saindo da carreira portuguesa, Ana Paula Zacarias era Representante Permanente Adjunta de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. Ana Paula Zacarias tem uma carreia diplomática de 25 anos. Foi a primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia (entre 2005 e 2008), desempenhou funções de vice-presidente do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal em Washington, e no Consulado de Portugal em Curitiba, Brasil, tendo sido ainda representante permanente de Portugal junto da União Latina (2003-2005) e representante permanente adjunta junto da UNESCO (2000-2005), em Paris.
João Albino Matos da Silva, professor catedrático da Universidade do Algarve, preside ao Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É o Presidente do Centro de Estudos em Turismo e Lazer da mesma Universidade e é membro do Conselho para a Educação e Formação Profissional no Setor do Turismo (Secretaria de Estado do Turismo / COTEC). Leciona as unidades curriculares de Macroeconomia, Macroeconomia I, Macroeconomia II, Economia do Turismo e História do Pensamento Económico aos cursos de Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Joaquim Vairinhos, carismático político louletano, foi presidente da Câmara Municipal de Loulé entre 1989 e 1999, sendo eleito depois deputado ao Parlamento Europeu, e cumprindo mandato em Estrasburgo entre 1999 e 2004. No Parlamento Europeu foi membro da Comissão da Política Regional, dos Transportes e do Turismo; da Delegação para as relações com os países do Magrebe e da União do Magrebe Árabe; da Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor; e membro da Assembleia Parlamentar Paritária do Acordo celebrado entre os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico e a União Europeia.
Esta iniciativa, promovida pela Comissão Concelhia 25A, tem entrada livre.
Por: Município de Loulé





