“Participação e Inovação: a construção de cidadanias insurgentes” é o tema da sexta edição da Universidade de Verão da Associação In Loco que traz a Albufeira, de 9 a 12 de setembro, protagonistas de processos de mudança social em diferentes países. A iniciativa destina-se a responsáveis e técnicos de autarquias, associações de desenvolvimento, serviços públicos, investigadores, estudantes, mas também a todas as pessoas interessadas na temática. Uma iniciativa da Associação In Loco, do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, com apoio do Município de Albufeira e do Programa PRODER,
Albufeira é o município escolhido para receber a “Universidade de Verão 2014”, um evento organizado pela Associação In Loco e pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra, com apoio do Município de Albufeira e do Programa PRODER.
A iniciativa traz à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, de 9 a 12 de setembro, diversos especialistas, investigadores, docentes, ativistas e representantes de instituições que têm tido uma participação ativa nos processos de mudança social de diferentes países.
Ao longo de quatro dias, serão dados a conhecer vários modelos e movimentos radicados numa perceção de cidadania cooperante e empenhada na procura de soluções inovadoras para a construção de sociedades mais participativas e democráticas.
Centrada no tema “Participação e Inovação: a construção de cidadanias insurgentes”, esta sexta edição irá instigar o debate e a reflexão sobre os “Orçamentos Participativos” (OP) numa perspetiva internacional, onde será dada a conhecer a experiência de países tão diferentes como a China, Moçambique ou os EUA na implementação do OP, processo também em curso no município de Albufeira. Para tal, o painel irá contar com os testemunhos de Yves Cabannes, Nelson Dias e Giovanni Allegretti, que coordenam, respetivamente, os OP de Chengdu, Maputo e Nova Iorque.
O programa irá também abordar o tópico “Construção da Ação Coletiva na Defesa de Direitos de Cidadania” através das intervenções da socióloga e assistente social Isabel Guerra, e do testemunho dos líderes de diversos movimentos solidários e políticos de onde se destacam Tiago Gillot dos “Precários Inflexíveis”, Francisco Louçã em representação do “Movimento para a Restruturação da Dívida Portuguesa”, e Mabel Gutierrez pela Plataforma de Afetados pela Hipoteca (Espanha).
“Caminhos da Inovação Social e da Sustentabilidade” é o tema de debate proposto para o terceiro dia, que será desenvolvido por José Manuel Henriques, do ISCTE, e contará também com os testemunhos de instituições, empresas e representantes da sociedade civil que têm em mãos projetos sociais destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A Universidade de Verão 2014 termina no dia 12 de setembro com o painel “As Invisibilidades da Participação e da Inovação”, que será discutido em mesa redonda, entre outros, por Maria Paula Menezes, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Para mais informações e inscrições, visite o sítio https://sites.google.com/a/in-loco.pt/uv2014/home ou utilize os contatos 289 840 860 e uv@in-loco.pt
Por: Município de Albufeira





