O passado dia 20 de agosto, feriado municipal, ficou marcado pela sessão solene de homenagem a personalidades e entidades do concelho e pela inauguração oficial do Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira. Pelo meio, cultura, arte e música completaram o programa de comemorações, que culminou com a tradicional sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.
As comemorações do Dia do Município tiveram início com o hastear da Bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, que contou com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas. A cerimónia contou com o toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra, que desfilaram pelas principais ruas da cidade.
O primeiro grande momento do dia teve lugar no Salão Nobre da autarquia, onde decorreu a Sessão Solene Comemorativa de homenagem a 12 personalidades e entidades, que se distinguiram pelos serviços prestados ao Município ou aos seus habitantes, de forma exemplar. Carlos Silva e Sousa, vereadores e presidente da Assembleia Municipal entregaram Medalhas de Honra a Vítor Cabrita Neto, Manuel Santos Serra e, a título póstumo, a Arsénio Catuna. As Medalhas de Mérito condecoraram o Futebol Clube de Ferreiras, Associação de Atletismo do Algarve, Grupo Vila Galé, Vila Joya, Fundação António Silva Leal, Fundação Jack Petchey, Restaurante A Ruina, Conservatório de Albufeira e Fundação Inatel. Num ambiente marcado pela emoção e com sala cheia, os homenageados manifestaram o seu contentamento pela iniciativa que consideraram “um voto de confiança” e “um reconhecimento meritório”.
O programa do Dia do Município continuou na Galeria Municipal com a entrega de prémios aos vencedores do concurso de artes “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, que contou com a participação de 26 artistas num total de 91 obras. O autarca de Albufeira, a vereadora da Cultura Marlene Silva, o presidente da Assembleia Municipal Paulo Freitas e a diretora regional de Cultura do Algarve Alexandra Gonçalves congratularam os três primeiros classificados – Jorge Matias, Lino Gonçalves e Carla Neto – e entregaram ainda três Menções Honrosas a José Dâmaso, Graça Cabanita e Bruno Fernandes.
A tarde teve início com a inauguração do Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira (CAE), outro dos pontos altos do programa comemorativo que, para além do executivo, contou com a presença do presidente da direção da Albucoop – Cooperativa Rádio Táxis de Albufeira, Luís Filipe Santos, e de diversos associados. O edifício, localizado nas antigas instalações da Pista de Radiomodelismo, foi recuperado e transformado em duas áreas distintas: o CAE e a sede da Albucoop. A explicação técnica do CAE ficou a cargo de Paulo Dias, chefe de gabinete do presidente e coordenador do projeto, que durante a visita deu a conhecer as valências do espaço, entre elas, a disponibilização de 33 postos de trabalho direto que permitem o desenvolvimento de mais de 30 projetos empresariais em simultâneo, promovendo o empreendedorismo e a criação de negócio próprio. A visita à sede da Albucoop foi conduzida por Luís Filipe Santos, que ressaltou o facto das novas instalações permitirem duplicar o número de postos de trabalho da associação. Refira-se que o projeto resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Albucoop, tendo contado ainda com o apoio da Mercedes, no âmbito da realização do evento Globaltraining, organizado pela empresa Team 4, que cedeu material de escritório para equipar os gabinetes.
As comemorações continuaram com uma visita à sede do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 714, na antiga Escola Primária da Mouraria, espaço cedido pela autarquia para usufruto da associação. A celebração do primeiro ano de funcionamento da sede foi realizada ao som do hino escutista, seguido de uma visita ao espaço, que veio permitir a realização de muitas atividades e projetos. A visita foi conduzida pela chefe do Agrupamento de Albufeira, Maria José Leote, na presença do chefe regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas, José Cercas Vicente.
A encerrar o programa da tarde, o executivo rumou ao Museu Municipal de Arqueologia para assistir à inserção do Cepo de Âncora Romano descoberto na costa algarvia, em 2009, na exposição permanente do Museu. O achado, com 2 metros de comprimento, cerca 300 quilos e mais de 2400 anos, vem enriquecer e valorizar o espólio arqueológico do museu e do concelho. Na plateia destaque para a presença dos dois mergulhadores da Easydivers Dive Center, que descobriram a peça, Nuno Penas e Mário Silva.
- António Zambujo
À noite, a música animou a Praça dos Pescadores com o concerto de António Zambujo, que juntou centenas de pessoas no centro antigo da cidade. As doze badaladas ditaram o início da tradicional sessão de fogo-de-artifício que iluminou a Praia dos Pescadores, encerrando assim as celebrações do Dia do Município.
- Carlos Silva e Sousa
No final, o autarca de Albufeira fez um balanço positivo das comemorações, frisando que “somos um concelho que honra a sua história e que reconhece aqueles que muito fizeram pela nossa terra. Hoje damos esse sinal de que a melhor forma de olharmos para o futuro é honrarmos o passado, prestando justa homenagem a homens e instituições, que se têm distinguido nas mais variadas áreas, seja ela empresarial, política, artística ou cultural.
Por: Município de Albufeira
Categorias:Albufeira































