Quarteira

VILAMOURA | Academia do Bacalhau de Paris em jornada de solidariedade

Desta vez, serão os meninos do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, os destinatários dos proventos recolhidos entre os compadres e comadres da Academia do Bacalhau de Paris que realizaram em Vilamoura, Algarve, um jantar de solidariedade, após um participado torneio no golfe Victoria.

A Academia de Bacalhau de Paris é uma das 55 academias que estão espalhadas pelo mundo junto das comunidades portuguesas e cujo lema é a defesa da Portugalidade, a par de uma intensa atividade beneficente e de solidariedade social. A Academia mãe foi fundada em 1968 na cidade de Joanesburgo, iniciando uma “onda de amizade, portugalidade e solidariedade” que hoje se espalha pelo mundo.

Mais de 100 compadres da Academia de Paris, que há cerca de 4 anos realizam uma deslocação ao Algarve, quando regressam em férias às suas origens lusitanas, reuniram-se na última sexta-feira num jantar para angariar fundos para o Refúgio Aboim Ascensão, a instituição fundadora do Programa de Emergência Infantil, que acolhe crianças dos 0 aos 6 anos em situações de risco.

Um cheque de 4.550€ foi entregue às técnicas representantes do Refúgio que explicaram os objetivos e o trabalho da instituição aos presentes.

Carlos Ferreira, presidente da Academia do Bacalhau de Paris anunciou ainda a entrega de uma cadeira de rodas ao jovem Nuno Carvalho “Mata”, forcado da Moita, adquirida com os donativos de vários compadres, mencionando igualmente a solidariedade com a instituição Patronato de São José de Trás os Montes, que acolhe raparigas oriundas de famílias desfavorecidas, ao qual foi doado o valor de 7.059€, receita total do jantar de solidariedade que decorreu recentemente em Vidago, sendo as despesas suportadas por alguns compadres, e onde a Garvetur convidou toda a comunidade do Patronato para conhecer o Algarve.

Antes do repasto, no club house do campo de golfe Millenium foram distribuídos os troféus aos jogadores vencedores do torneio de golfe que decorreu no campo de Golfe Oceânico Victoria de Vilamoura.

Esta ação de solidariedade organizada pela Academia do Bacalhau contou com o patrocínio da Garvetur, empresa mãe do Grupo Enolagest, enquanto patrocinador oficial do evento, a par dos Golfes de Vilamoura, do Turismo do Algarve e varios Hoteis de Vilamoura.

Na ocasião, Reinaldo Teixeira sublinhou a importância de os emigrantes portugueses manterem “laços profundos de ligação com a Pátria Mãe,” dirigindo-se em especial à segunda geração de portugueses nascidos em França presentes e elogiou o “meritório trabalho das Academias do Bacalhau, verdadeiros embaixadores da portugalidade no Mundo”.

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve