Silves

Comemorações do Dia do Município de Silves encheram o Salão Nobre dos Paços do Concelho

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves foi ontem pequeno para acolher todos os participantes na sessão solene que assinalou o Dia do Município.

Rosa Palma, Presidente da Câmara, acolheu os presentes e deu conta do desejo do Executivo de comemorar a data apontando caminhos de modernidade, nomeadamente, distinguindo os atletas do concelho pelos seus feitos e espírito desportivo, bem como o fotógrafo silvense André Boto, cuja obra é conhecida e reconhecida no país e no resto da Europa.

A Presidente da autarquia deu ainda uma novidade a todos os presentes: «No próximo mês de novembro será apresentado o plano estratégico deste executivo para as áreas da Cultura, Turismo e Património. Este plano», acrescentou, «será posto em prática a partir de janeiro de 2015».

As comemorações do Dia do Município contaram, ainda, com a apresentação da edição comemorativa dos 25 anos de obra publicada “O Viandante das palavras – bio(foto)grafia”, de Manuel Neto dos Santos. O poeta messinense afirmou ser aquele um momento em que «se impõe a gratidão», mencionando todos os que o ajudaram ao longo dos 25 anos de carreira e referiu, ainda: «Creio na sacralidade da palavra matriz», referindo-se ao seu trabalho e ao valor que atribui à palavra e à comunicação.

Os fotógrafos André Boto e Jovelino Matos Almeida proferiram duas pequenas comunicações sobre as suas obras, tendo partilhado com os presentes momentos únicos, como a revelação do processo criativo que os guia, ou também, no caso de André Boto, duas fotos inéditas, criadas especialmente para este evento. Este jovem fotógrafo silvense, distinguido já com diversos prémios nacionais e internacionais (entre os quais o de fotógrafo europeu), foi homenageado pelo Município, tendo recebido um pequeno trofeu criado especialmente para a ocasião pelos ceramistas do Atelier Roda Viva.

Jovelino Marques Almeida também partilhou algumas das fotos que incluirá numa obra que será editada em breve e que será exclusivamente dedicada à cidade de Silves, onde atualmente reside.

António Baeta Oliveira concluiu este momento da sessão solene, recordando os ilustres poetas silvenses e declamando a “Evocação a Silves” de Al-Mu’tamid.

A sessão terminou com a homenagem a todos os atletas campeões do concelho de Silves, tendo estado representadas diversas coletividades e tendo sido atribuídos a todos os que se distinguiram no passado ano um troféu.

Recordamos, ainda, que o dia 3 de setembro assinala a data em que a conquista da cidade foi conseguida pelo Rei D. Sancho I (este ano completaram-se 825 anos sobre esse dia).

Por: Município de Silves

Categorias:Silves

PlanetAlgarve