A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão recebeu na sexta feira, dia 5 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Quartel-Sede do Corpo de Bombeiros, um conjunto de equipamentos de proteção e intervenção, bem como um veículo florestal de combate a incêndios. A sessão solene incluiu ainda a assinatura de um contrato-programa com a autarquia que estabelece o quadro cooperação e funcionamento no âmbito da estrutura municipal de proteção civil.
- Richard Marques (Cmdte. Op. Municipal), Vaz Pinto (Cmdte. O. Distrital), Isilda Gomes (Presidente CMP) e Álvaro Bilia (Presidente da Ass. Humanitária BVP)
O ponto de partida da efeméride deu-se pelas 11:00 horas, momento em que foram recebidos os convidados, entre os quais a Senhora Presidente da Câmara Municipal, Dra. Isilda Gomes, que recebeu as respetivas honras da companhia ali postada e presidiu a sessão que começou com a entrega simbólica dos equipamentos adquiridos com verbas angariadas junto da sociedade civil, nomeadamente:
- 15 peças faciais para Aparelho Respiratório, com o contributo do ator Fernando Mendes;
- 1 detetor multigás para atmosferas perigosas, com o contributo do Hotel Penina;
- 3 perneiras de proteção para operador de motosserra e 50 tapa-nucas para capacetes de combate, com o contributo da Junta de Freguesia de Portimão;
- 200 metros de cabo para operações de salvamento em grande ângulo, com o contributo da Mrs. Wagner (ALGARVEAGLES)
A Câmara Municipal de Portimão entregou o veículo florestal de combate a incêndios, adquirido ao abrigo do PO Algarve 21, numa candidatura regional da AMAL, assumindo o Município de Portimão o valor da comparticipação nacional. Este meio técnico, que foi abençoado pelo Pároco da Matriz de Portimão, Padre Mário Sousa, reforça a capacidade de intervenção do Corpo de Bombeiros e sinaliza o início de um exigente plano de reequipamento de um parque auto cuja a média de idade aproxima-se dos 20 anos.
Ainda neste dia de concretizações foi assinado pela Presidente da Câmara e pelo Presidente da Direção da AHBVP um contrato-programa que durante os próximos seis meses vai garantir a sustentação financeira e logística do dispositivo operacional do Corpo de Bombeiros, assegurando uma resposta com elevado grau de prontidão às cerca de 5.000 ocorrências de proteção e socorro que anualmente se registam no concelho.
A Presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para realçar o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros de Portimão na segurança dos munícipes e de todos quantos nos visitam, deixando uma palavra de esperança e de confiança no futuro desta unidade operacional, que já é uma referência nacional.
O quadro de cooperação agora estabelecido com os Bombeiros, inclui ainda a concentração de toda a estrutura operacional da Proteção Civil Municipal no quartel-sede daquela instituição, com a operacionalização de um Centro Municipal de Operações de Proteção e Socorro, que se prevê inaugurar no próximo mês de outubro, contemplando além da sala de operações e comunicações, espaços de comando, controlo e monitorização, áreas técnicas e de planeamento de proteção civil e defesa da floresta, assim como capacidade para, em situações de exceção, albergar a Comissão Municipal de Proteção Civil, para a respetiva coordenação institucional.
A manhã culminou numa demonstração prática dos meios agora adquiridos, com um exercício de resgate de uma vítima com recurso à equipa de salvamento em grande ângulo e uma pequena demonstração da abordagem a um cenário envolvendo matérias perigosas, com o intuito de dar a conhecer a quem nos apoiou o fim dos valores angariados.
Por: Corpo de Bombeiros de Portimão
Categorias:Portimão














