Entre as 10h00 e as 12h00 do dia 20 de setembro, o Chefe José Domingos, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, estará no Mercado Municipal de Silves a apresentar algumas receitas inovadoras para confecionar a cavala algarvia. Esta iniciativa conjunta do Município de Silves e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR), com o apoio da Junta de Freguesia de Silves, tem por objetivo promover e valorizar esta espécie.
A cavala é um peixe abundante na nossa costa e as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização quer na cozinha tradicional, quer em novas preparações culinárias. Todavia, é uma das espécies mais rejeitadas pela frota algarvia, pelo que esta iniciativa visa incentivar o seu aproveitamento comercial, de modo a garantir uma exploração racional e sustentada dos oceanos. Paralelamente, pretende-se que a generalização para consumo humano venha a constituir uma mais-valia significativa para a economia deste setor produtivo.
De fácil digestão, a cavala é uma excelente fonte de proteínas (pode ter 15 a 20% destes nutrientes, valor um pouco inferior ao da carne). Fornece, igualmente, um bom aporte de minerais como, por exemplo, o iodo e o fósforo, bem como de vitamina B1, vitamina A e de vitamina D. A maior parte da sua gordura é insaturada, com uma composição importante de ácidos gordos ómega 3 – EPA e DHA e um teor de colesterol muito baixo, fatores que contribuem para prevenir os ataques cardíacos.
O Chefe José Domingos dará, ainda, no dia 20, algumas dicas sobre como escolher o peixe mais fresco e de melhor qualidade.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Setor de Turismo do Município de Silves pelo telefone 282 440 800 (ext.442).
+ info sobre este projeto: www.cavala.pt | https://www.facebook.com/cavala.algarvia
Por: Município de Silves
Categorias:AGENDA




