O Teatro Experimental de Lagos apresenta “Dois Bichos, Dois Contos” – Lançamento do livro da autora Joana Flor Duarte, no Espaço Cultural do TEL, no dia 20 de setembro (sábado) pelas 15h30, com entrada livre.
“Problemas. Tantos e tantos problemas. Mil e um problemas. Somos todos bichos com problemas. Alguns causados por nós, outros por nós causados sem que se dê conta disso. As dúvidas existenciais, os medos paralisantes, a busca do tudo que afinal dá em nada e o fim, principalmente a morte, são tudo questões que não lembram ao diabo mas que forçamos em perguntar.
E se os bichos, com todas as suas características de liberdade, decidissem viver igual a nós? Damos-lhes casas em vez de tocas, ninhos que são bares, famílias muito bem compostas e coisas com que se preocupar.
Raro é o humano que nunca desejou ser pássaro, ou ter a sorte de um cão de casa. Quem é que nunca saiu para trabalhar sem invejar o gato que fica a dormir no sofá?
“Dois Bichos, Dois Contos” trata exactamente de os pôr no nosso lugar. Não somos nós que trocamos de lugar com eles, são eles que ficam com os nossos problemas, tantos problemas, mil e um problemas.
E é intrigante. Mesmo que pudéssemos voar, dormir o que nos apetecesse, viver sem trabalhar, seria assim tão fácil ser feliz, continuando a pensar?”.
Depois do lançamento do livro na Feira do Livro da Amadora – a 13 de Setembro de 2014 – a autora faz agora a apresentação da obra na cidade de Lagos.
O evento irá decorrer no Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos, dia 20 de Setembro (sábado) às 15h30.
Joana Flor Duarte nasceu em Lisboa, a 6 de Maio de 1989. Os seus pais moravam na Amadora e, por isso, decidiram registá-la na mesma cidade, tendo ficado, para sempre, natural da Falagueira. Estudou Línguas e Literaturas na Escola Secundária da Amadora e licenciou-se em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Já em criança, inventava muitas histórias – primeiro contava-as, mais tarde aprendeu a pô-las no papel – com muito gosto pelos paralelismos entre o mundo animal e a sociedade humana.
Dois Bichos, Dois Contos é o seu primeiro trabalho publicado. Uma compilação de dois pequenos contos que expõem as fragilidades humanas em corpos de pequenos animais.
A publicação foi realizada pela editora Lugar da Palavra e conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora.
Por: TEL – Associação Teatro Experimental de Lagos




