O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda Nacional Republicana de Loulé desenvolveu no decorrer das duas últimas semanas investigações no âmbito de vários crimes de furto a residências de luxo situadas na zona de Vilamoura, maioritariamente propriedade de cidadãos estrangeiros.
No decorrer do inquérito foi realizada busca domiciliária a uma residência situada em
Almancil, propriedade de um cidadão português de 41 anos de idade, o qual foi constituído arguido no âmbito do referido processo.
Desta forma, no decorrer da busca domiciliária, os militares do NIC apreenderam diversos objetos subtraídos das residências visadas pelos furtos, os quais estão avaliados em milhares de euros e onde se incluem, entre outros:
. 9 Relógios de marcas conceituadas, incluindo Rolex;
. 9 Iphone’s;
. 6 Ipad’s e 1 Ipod;
. 1 Computador portátil e 2 Mac Book Air;
. 2 Câmaras de filmar e 2 máquinas fotográficas de gama alta;
. 1 LCD e 2 leitores DVD;
. 1 Consola de videojogos;
. 3 Telemóveis;
. 6 Discos externos, 1 Pen-drive e vários cartões de memória;
. 3 Anéis e 1 Fio;
. Perfumes e vestuário de marcas reputadas;
. Valores monetários de diversos países;
. Várias notas com resíduos (tinta), possivelmente subtraídas de caixa multibanco;
. Diversas ferramentas e utensílios utilizados para concretizar os furtos, como por exemplo lanternas.
Além destes objetos e de inúmeros outros de valor diminuto, foi ainda recuperado um veículo automóvel que havia sido furtado de uma residência de Vilamoura.
De referir que, no âmbito do presente inquérito, foram ainda identificados outros seis indivíduos, uma mulher e cinco homens com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos de idade, os quais adquiriam ou guardavam em depósito os objetos furtados, a pedido do autor dos ilícitos.
O autor dos furtos é pessoa bem relacionada socialmente e escolhia preferencialmente casas de luxo de cidadãos estrangeiros residentes em Vilamoura, praticando os furtos quando os lesados se encontravam no interior da habitação já a dormir.
A Guarda Nacional Republicana tem a forte convicção que o visado é responsável por mais de uma dezena de furtos ocorridos nos últimos meses em residências de luxo localizadas em Vilamoura, tendo contatado já diversos lesados e procedido à restituição de parte dos objetos furtados.
Por: GNR – Comando Territorial de Faro
Categorias:Ocorrências


