A primeira temporada de aulas abertas de Zumba está a chegar ao fim em Quarteira, Capital do Zumba. Numa iniciativa da Junta de Freguesia, ao longo de todo o verão – julho, agosto e setembro – têm ocorrido aulas abertas duas vezes por semana na Rua Vasco da Gama, junto ao Centro Autárquico. Ontem, foi a vez de mais uma aula aberta com a Prof.ª Bela Pereira.
Foi mais uma animada aula com boa participação, uma atividade cada vez mais procurada e sempre com muita adesão.
No final da aula, o PlanetAlgarve entrevistou a Prof.ª Bela Pereira.
PlanetAlgarve: Qual o balanço que faz desta temporada de aulas abertas?
Prof.ª Bela Pereira: O balanço é bastante positivo. Mesmo muito positivo. O apoio e a organização da junta de freguesia foi fantástico, houve sempre muitas pessoas, residentes e visitantes que passaram por cá nestes três meses, julho, agosto e setembro, que participaram nas aulas e, portanto, foi mesmo muito positivo e toda a gente gostou. Agora mesmo, recebemos mensagens de França, de pessoas que cá estiveram no verão, a dizerem que têm saudades de Quarteira, fazerem as aulas e que querem voltar já, o mais rápido possível para Quarteira porque se divertiram imenso quando estiveram cá”.
PlanetAlgarve: O que move as pessoas para a Zumba?
Prof.ª Bela Pereira: “É a alegria, a boa-disposição, a energia, a música, a grande parte é latina e só aí inspira muita alegria, muita animação e, ao mesmo tempo, estão a trabalhar o corpo e a mente porque na Zumba não pensamos em mais nada. Só estamos a pensar nos passos, a pensar em divertir-nos, não estamos a pensar que temos que voltar para casa, tratar do jantar, cuidar dos filhos, não. É um momento para cada um, um momento de cada pessoa e é por isso que a Zumba traz tanta felicidade”.
PlanetAlgarve: Até agora, as aulas contam quase exclusivamente com a participação de elementos do sexo feminino. Homens são raros, embora tal se verifique mas muito pontualmente. Será que os homens têm algum preconceito?
Prof.ª Bela Pereira: infelizmente, nos homens, ainda há, não sei, uma certa vergonha, talvez algum preconceito mas talvez com o tempo comecem a aparecer. O que é preciso é que venha o primeiro. Depois, pode ser que outros se sigam.
PlanetAlgarve: Dado o sucesso verificado este ano, será que para o ano há mais?
Prof.ª Bela Pereira: Se Deus quiser. Penso que sim. O balanço foi tão positivo, as pessoas gostaram tanto, até mesmo as nossas festas do Sunset, foi tudo tão bom, pelo que acho que a nossa junta de freguesia vai apostar novamente nesta iniciativa.
PlanetAlgarve: Para além destas aulas abertas, as professoras de Zumba têm as suas aulas regulares. Estas aulas abertas, com este cariz diferente, de forte exposição pública e pendor mediático, permitiu-vos crescer em termos de promoção?
Prof.ª Bela Pereira: Permitiu imenso. Esta iniciativa da junta de freguesia ajudou-nos, a mim e às minhas colegas, a que as pessoas, tanto a população como visitantes, a conhecerem-nos e, certamente, a frequentarem as nossas aulas agora a partir do inverno para dar continuidade a esta modalidade porque o que as pessoas gostam de fazer é a Zumba.
PlanetAlgarve: Quando começam as aulas?
Prof.ª Bela Pereira: As aulas vão começar no dia 1 de outubro na Fundação António Aleixo, em Quarteira, às quartas e sextas.
PlanetAlgarve: Quem se quiser inscrever, como o pode fazer?
Prof.ª Bela Pereira: Para inscrições, é diretamente comigo, na Fundação António Aleixo, às quartas e sextas, das 20 às 21 horas.
Recordamos que na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, será a última aula aberta de 2014, ministrada pela Prof.ª Sónia Melo.
Veja em baixo as fotos da aula de ontem para recordar e cativar mais participantes.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Bela Pereira e o incansável tesoureiro da junta de freguesia, Jorge Guerreiro, que tem acompanhado todas as aulas, garantindo que nada falhe
Categorias:Quarteira












