O Salão de festas do Centro Paroquial de Quarteira foi palco, esta tarde, do II Encontro Interinstitucional “Cantando a Tradição”.
Tratou-se de uma festa bonita e animada para os utentes de instituições de solidariedade social do Concelho de Loulé, primorosamente conduzida pelas extremosas animadoras do centro, Ana, Lígia e Mavilde e que contou com a presença de utentes do Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira, do Centro Comunitário de Vale Silves, da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil e da Canta Casa da Misericórdia de Loulé.
Destaque para a presença de Carlos Carmo, em representação do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Eduardo Amador, em representação do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira e do Padre José Joaquim Campôa, pároco de Quarteira.
Os presentes foram brindados com inúmeras atuações, nomeadamente: Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Lagos; Grupo do Centro Paroquial de Quarteira (ensaiado pelo senhor Ezequiel e que fez aqui a sua primeira aparição pública); D. Domitília com uma coreografia acompanhada pela assistência; o senhor João partilhou uma história da sua vida; Rute Rodrigues cantou o fado ‘Tudo Isto É Fado’; Manuel Madeira cantou a marcha ‘Lisboa à Noite’; o senhor Belchior declamou algumas quadras.
A festa terminou com a entrega de lembranças, numa oferta da Câmara Municipal de Loulé e com a distribuição de um lanche, oferecido pela Junta de Freguesia de Quarteira.
- Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Lagos
- Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Lagos
- Coreografia pela D. Domitília
- O senhor João partilhando uma história da sua vida
- Grupo do Centro Paroquial de Quarteira
- Rute Rodrigues
- Intervenção de Carlos Carmo
- Intervenção de Eduardo Amador
- Atuação de Manuel madeira
Centro Paroquial de Quarteira na ajuda aos mais carenciados
O Centro Paroquial de Quarteira tem 29 anos de existência.
Uma das suas valências do Centro Paroquial de Quarteira é o Refeitório Social, situado na Rua São Tomé e Príncipe (por trás do Terminal Rodoviária).
Fundado em junho de 1995 por um grupo de pessoas ligadas à Igreja Velha, continua a oferecer almoços e serviços de entrega ao domicílio de segunda a sábado, das 12h00 às 13h30.
Para além das refeições, o refeitório oferece também um serviço de banhos (das 9h30 às 11h00), produtos de higiene pessoal e roupas.
As famílias mais carenciadas, que não têm condições para colocar as suas crianças em instituições privadas, têm à sua disposição um ATL – para crianças dos 6 aos 10 anos, situado na Rua do Cabo, ou a creche ‘Três Pastorinhos’, localizada nas Pereiras de Quarteira. Esta creche, que abriga crianças dos 3 meses aos 3 anos, foi inaugurada em janeiro de 2012 para servir também as freguesias vizinhas de Almancil, São Clemente e São Sebastião, de Loulé.
Além do refeitório, da creche e do ATL, o Centro Paroquial de Quarteira coloca à disposição dos idosos mais desfavorecidos um lar da 3.ª idade e um centro de dia na Rua do Cabo.
De referir ainda que o Centro Paroquial de Quarteira é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover e prestar apoio e assistência a estratos sociais mais vulneráveis da população. Este Refeitório Social é urna valência fundamental, que serve em média mais de 100 refeições diárias e presta apoio à população idosa e a pessoas economicamente desfavorecidas, pessoas maltratadas, doentes, toxicodependentes, entre outras situações. Tendo em conta as dificuldades financeiras que atinge esta instituição social, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, fundamental para o trabalho de beneficência levado a cabo pelo Centro Paroquial de Quarteira.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira














