Desporto

22.º Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve em Quarteira (47 fotos)

Decorreu este fim de semana, dias 11 e 12 de outubro, em Quarteira, o 22.º Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve com a participação especial de Hanshi John Greenhalgh, 9.º Dan Ju-Jitsu e 6.º Dan Kobudo (o primeiro inglês a receber tal distinção), vindo expressamente de Manchester, no Reino Unido.

A iniciativa, numa organização da Academia de Judo de Quarteira, teve lugar no Pavilhão da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, ao longo dos dois dias, culminando com a cerimónia de entrega de prémios e lembranças, tendo contado com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

O PlanetAlgarve foi ao encontro do presidente da Academia de Judo de Quarteira, António Leote Menau, que remeteu as declarações para Fausto Carvalho, 7.º Dan de Judo, professor da modalidade em Coimbra, com fortes ligações ao Algarve: “Já vivi no Algarve, fiz parte da Comissão Instaladora da Universidade do Algarve, da qual fui administrador. Portanto, já lá vão mais ou menos 30 anos. Portanto, tenho uma forte ligação ao Algarve, quer pelo Judo, quer pela minha atividade profissional, sempre ligado às universidades. Vir aqui, a este Estágio de Artes Marciais, resulta de ter mantido contatos bastante estreitos com o Leote Menau, que faz o favor de me convidar sempre. Quando posso, venho. Normalm

ente, procuro sempre estar presente porque, de facto, é um estágio muito agradável, onde se pratica com intensidade um conjunto de atividades na vida do cidadão, sobretudo para esta juventude que aqui está e é de louvar o esforço e a perseverança que o Menau tem para levar por diante, todos os anos, a realização deste evento. Espero que ele continue e também espero que ele seja apoiado pelas entidades oficiais, sobretudo autárquicas aqui da região. Aliás, há uma boa notícia que acabo de saber, é que a câmara de Loulé acabou de garantir a oferta de 20 tatames, isto é, tapetes para a prática da modalidade, aqui à Academia de Judo de Quarteira, o que é sempre muito agradável e também é o reflexo do reconhecimento do trabalho que está a ser feito pelo Leote Menau através destes eventos e de outros que, com certeza, ele irá realizar juntamente com as entidades locais e com outras entidades. É sempre um prazer estar aqui e gozar estes dois dias de grande alegria e grande convívio entre portugueses, ingleses e outras nacionalidades”.

O Prof. Fausto Carvalho acrescenta ainda que o estágio contou com a participação de “cerca de 200 participantes, em representação de 5 países. Por outro lado, a federação inglesa de Ju-Jitsu aproveitou este estágio para graduar alguns atletas ingleses presentes, o que significa a consagração inclusivamente do próprio estágio nesse sentido porque é sempre um momento muito importante, não apenas para quem concebe a graduação mas sobretudo para quem a recebe. Portanto, esta federação inglesa, reservar para este momento, essa ação, acho que também é relevante para o próprio estágio. Estiveram aqui também havaianos, o que significa que este é já um estágio com grande amplitude, mesmo a nível internacional, até porque estas atividades estão ligadas por federações internacionais e aproveitam para vir cá e ter a sua presença efetiva e também para dinamizar e divulgar as suas próprias atividades”.

O Estágio contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Restaurante Thai, Loja das Taças e Comboio Turístico Pérola do Atlântico.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

 

Categorias:Desporto, Quarteira

PlanetAlgarve